“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

II Encontro do Projeto Cozinha Mineira de Serranos – Projeto de Educação Patrimonial tem o objetivo de resgatar as tradições da culinária mineira e utiliza-se do milho e da mandioca como bem imaterial de Serranos e de Minas Gerais.

O projeto foi desenvolvido pelo Setor de Patrimônio Cultural através da secretaria de Turismo e Cultura organizado pela Lumiar Consultoria e Assessoria e tendo como parceiros as secretarias de Saúde e Assistência Social. Durante o projeto ocorreram palestras, rodas de conversas, escuta dos servidores públicos da saúde e assistência social e culminou em um encontro para degustação de prato tipicamente mineiro.

A prefeitura e a Câmara de Vereadores estiveram presentes. As palestras e rodas de conversas foram realizadas pelas profissionais: Ângela Maria Vilela Pinto Galvão – Artesã, Cristiane Inês de Carvalho Silva – Diretora Executiva e Assessora de Patrimônio Cultural, Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Vitória Carvalho Baugratz Almeida – Formanda em Agronomia e a Chef de Cozinha Aline Viana.

Em 2023, o projeto “Cozinha Mineira” teve como público alvo os profissionais da saúde, assistência social e demais servidores. Recordamos que diante do enfrentamento da COVID 19 os profissionais da saúde foram os mais afetados e neste momento precisam de nosso apoio e valorização.

O projeto “Cozinha Mineira” Patrimônio visa, assim, à promoção do repertório alimentar e gastronômico mineiro, a partir de ações voltadas ao fomento, à capacitação, à valorização e à divulgação dos sistemas culinários da cozinha mineira enquanto patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais e de Serranos.

Fonte e fotos: Prefeitura de Serranos