“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Com o objetivo de acolher e orientar as gestantes da cidade, a Prefeitura de Betim está promovendo para as futuras mamães e seus acompanhantes a “Roda de Conversa com Gestantes”. Especialmente no mês de maio serão realizadas duas edições: no próximo domingo (05) e no domingo (19). Os encontros ocorrerão das 9h às 11h, no parque Felisberto Neves. Para participar não é necessário fazer uma inscrição prévia.

O projeto tem o objetivo de divulgar as boas práticas de assistência, contribuindo para o empoderamento das mulheres em todos os momentos da gestação, do parto e do pós-parto. A Roda de Conversa com Gestantes será realizada mensalmente sempre no terceiro domingo de cada mês.

“Nosso objetivo é favorecer o empoderamento e o protagonismo da mulher para uma gestação saudável e a vivência de um parto respeitoso. Dessa forma, estaremos contribuindo para a redução de cesáreas sem indicação clínica e, melhorando os indicadores de saúde materno-infantil do município”, explica a referência técnica da Saúde da Mulher, Elis Regina Pinheiro.

Na roda de conversa, as gestantes e acompanhantes serão orientadas por uma equipe multiprofissional da Saúde e por doulas voluntárias sobre o pré-natal, os direitos e deveres durante a gestação, direito ao parto respeitoso. Na oportunidade, será feita uma apresentação sobre o Centro Materno-infantil de Betim – maternidade de referência do SUS para Betim e outros 12 municípios da região de saúde.

Visita ao Centro Materno-infantil de Betim

Também com o objetivo de acolher as gestantes e esclarecer suas dúvidas, o projeto Visita à Maternidade abre o Centro Materno-infantil de Betim (CMI) para que as futuras mamães, que farão o parto na unidade, conheçam as instalações. A visitação ocorre de segunda a sexta, às 10h, e pode ser feita por até três casais, simultaneamente. Os pais interessados em conhecer o CMI devem fazer o agendamento por meio de mensagem, via whatsapp, para o número 98434-7953.

Durante a visita, as gestantes e seus acompanhantes conhecem as instalações do CMI – o centro de parto normal, a sala de pré-parto, os alojamentos conjuntos e a unidade de terapia intensiva neonatal. São esclarecidas as normas do CMI, horários de visitas e de acompanhantes, e os cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois do parto.

Curso Casal Grávido

Além das visitas ao CMI, os futuros pais também podem participar do curso Casal Grávido. Realizado em formato de roda de conversa, os participantes recebem orientações e podem esclarecer suas dúvidas sobre o momento do parto e pós-parto com os profissionais do corpo clínico – médico e enfermeira obstetra, pediatra, anestesista e equipe multiprofissional.

Duas edições do curso já foram realizadas com sucesso, nos meses de março e abril deste ano. A diretoria do CMI está organizando os próximos encontros,  que ainda não têm data definida. Os pais interessados podem entrar em contato para saber mais informações por meio de mensagem, via whatsapp, também para o número 98434-7953.

Com as informações da Prefeitura de Betim

Foto: Jonathan Borba / Pexels