“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Nossa Baependi, Terra Amada, completa hoje, dia 2 de maio de 2024, seus 168 anos de elevação de Distrito à categoria de Cidade, quando passa a figurar e a ostentar no Estado de Minas Gerais sua posição tão sonhada, nivelando-a a todas as demais cidades de nosso território mineiro.
Este fato histórico, de que muito nos orgulhamos, aconteceu no ano de 1856, quando nossa gente comemorou o momento de sua Emancipação em total felicidade e com festividades inesquecíveis para a época. Assim, hoje, no 3º Milênio, aqui estamos para festejá-la mais uma vez, agora nos seus 168 de Cidade.
Se mergulharmos, no entanto, no passado remoto, na História de Baependi, desde os seus primórdios, encontrá-la-emos movimentando-se desde 1641, quando bandeirantes vieram à procura de ouro e, às margens do rio Baependi, depararam-se com índios, tendo nessa ocasião ocorrido a famosa pergunta do índígena aos que chegavam: “- M-bae pendi?”, “- Que gente é a tua?”. E foi bem por essa época que foram construídos os primeiros anteparos das palhoças, uma promessa de esboço significativo de povoado, onde a vida de comunidade se desenhava tímida. Portanto, nossa Baependi,  conta com 383 anos, na realidade, ou seja, mais de 3 séculos e meio!!!
Assim, hoje mister se faz este retorno ao passado, para avaliarmos o que temos, em pleno ano de 2024, quando o Futuro acena às gerações vindouras, na oferta da imprescindível  Educação aos que chegam, pois “Somente a Educação pode modificar a Vida de um ser humano.”
E é com indizível orgulho que, ao completar em 2024 seus 70 Anos de existência, justo quando nossa cidade festeja 168 anos, a Escola Estadual “Nossa Senhora de Montserrat”, igualmente comemora suas 7 Décadas de Trabalho profícuo na Educação, preparando gerações baependianas para o Futuro. Para tanto, enfrentou destemida a realidade dura das épocas, levando a termo a formação da juventude de nossa terra, em nível de Ensino Médio, desde que a isto se propôs. Lançou as Sementes do Saber Elaborado em 1954, na Rede Pública, ano de Fundação da Escola Montserrat em Baependi! E, nesta data tão importante, não podemos olvidar os degraus anteriores do saber oferecido por todas as demais Escolas em sua notável atuação.
Gerações de Professores educaram gerações de crianças e de jovens ao longo das décadas, cumprindo o dever sagrado imposto pelo Juramento do Magistério. Saudamos aqui, nesta excelente oportunidade, igualmente o Colégio Franciscano “Santo Inácio”, Decano da Educação Baependiana.
E quando a memória devolve-nos à mente o desfile de rostos de Mestres inesquecíveis, que nos acenam na distância, há reminiscências que jorram na alma e na face lágrimas de Saudades de um tempo bom, feliz demais, e que se foi no turbilhão da Vida e dos Tempos…
Nesta insigne data, nós, os Professores Baependianos somos a Voz que canta através das décadas, a comemorar os 168 anos de Baependi em 2024 e também os 70 Anos da Escola “Nossa Senhora de Montserrat”, orgulho de nossa terra!
A Baependi ofertamos a bagagem cultural da Escola “N.S. de Montserrat”, como legado de seus Professores e dos demais Mestres de todas as Escolas Baependianas, desde a fundação das mesmas até os dias atuais, quando se esboça e se confirma o Futuro das Gerações vindouras, no aniversário de 168 anos de nossa terra amada!
SALVE, Ó BAEPENDI, TERRA AMADA, EM SEUS  168 ANOS!!!!!!
Iná Brasílio de Siqueira
 (Poeta  e Contista Baependiana, Membro da AFESMIL(Academia Feminina Sul-Mineira de Letras)
Foto: Prefeitura de Baependi