“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Concorrendo na categoria de Empreendedorismo Rural, Ponte Nova conquistou o 2º lugar no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A iniciativa é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.

O município concorreu com o projeto “Cultivando Inovação: da Agricultura Familiar à Mesa” nasceu da iniciativa do Plano de Desenvolvimento (PDEL) 2021, realizado em parceria com o SEBRAE/AMM. Neste plano, a Sala Mineira destacou a agricultura familiar como um eixo fundamental para o desenvolvimento local.

Em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, EMATER, SEBRAE, NAF da Receita Federal e a Faculdade Dinâmica, diversas ações foram empreendidas, desde o cadastramento dos produtores para verificar a inserção nos dados digitais, abertura de contas Gov.br e bancárias, além de orientações contábeis para participação nos programas PNAE E PAA. Isso incluiu a emissão de notas fiscais por CPF do produtor, permitindo que empreendessem com segurança e participassem de programa federais.

No âmbito do PAA, a Prefeitura de Ponte Nova conseguiu levar produtos da agricultura familiar aos programas e projetos sociais, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, estas ações propiciaram um aumento significativo dos produtos da agricultura familiar e merenda escolar.

O prêmio representa um passo significativo rumo ao desenvolvimento sustentável e à promoção do empreendedorismo rural na região. Com a união de esforços entre governo, instituições e comunidade, Ponte Nova está construindo um futuro mais próspero e resiliente para todos.

Com as informações e fotos da Prefeitura de Ponte Nova