“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

No dia 17 de abril foi realizado mais um encontro do grupo Hiperdia, com a participação da equipe da Estratégia Saúde da Família Médico Dr. Milton Campos, Enfermeira Poliana Oliveira, Técnica em Enfermagem Luciana Leme, Agentes Comunitários de Saúde Antonieta Esmeria, Thaís Nascimento, Dagmário Moura e Clarice Martins, Acadêmico de Medicina Artur Campos, Fisioterapeuta Rayanna Monteiro, Nutricionista Esliane Miranda, a secretaria de Saúde Deise Almeida, além da coordenadora da Vigilância em Saúde Antonieta Marcelino e a Fiscal Sanitário Jhoicy Oliveira.

O acadêmico de Medicina Artur falou sobre a água, sua importância para as tarefas mais cotidianas, como preparar alimentos, cuidar da higiene pessoal, lavar roupas e matar a sede, e para a produção de todo e qualquer item necessário ao nosso bem-estar.

A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.

Já a Coordenadora da Vigilância em Saúde Antonieta Marcelino alertou sobre os casos de dengue no município, e entregou hipoclorito de sódio para os participantes e folhetos explicativos sobre o uso.

O hipoclorito de sódio serve para limpar e purificar a água para consumo humano. Ao utilizar a solução de hipoclorito de sódio corretamente, extinguem-se as chances de contaminação e consequentemente doenças como hepatite A e E.

Fonte e fotos: Prefeitura Municipal de Santana do Garambéu