“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

No próximo sábado (04) acontece, no Itaú Power Shopping, entre 9h e 15h, o Feirão de Empregabilidade da Juventude, voltado ao público, a partir dos 14 anos, que busca o primeiro emprego ou que está à procura de programas de socioaprendizagem. É necessário que os candidatos levem seus documentos pessoais, como identidade e CPF, e, quem tiver, a carteira de trabalho e currículo. Ao todo, 16 empresas disponibilizaram vagas e sete estarão com funcionários no local. Cerca de 285 vagas estarão disponíveis aos jovens.

De acordo com o superintendente do Sine Contagem, Antônio Nunes, haverá oportunidades diversas aos jovens da cidade, com foco nas pessoas que buscam a primeira colocação no mercado de trabalho. “Esse ano, nós temos mais de dez empresas e/ou instituições que irão oferecer vagas ou cadastrar vagas no Sine para oportunidades de socioaprendizagem ou primeiro emprego. Ou seja, são possibilidades que não exigem experiência, das mais diversas áreas e com o foco de iniciar a vida profissional do morador da cidade”, explica.

“Os empregos são para quem possui 18 anos ou mais, mas haverá, também, várias oportunidades para quem está com idade de 14 anos em diante, oferecidos por nossos parceiros. Ressaltamos que o jovem aprendiz contempla dos 14 aos 24 anos, e abrange diversas áreas”, acrescenta Antônio Nunes.

Promovido pela Prefeitura de Contagem, o Feirão contará com a presença da Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais e das universidades PUC e UNA, que levarão oficinas específicas sobre orientação profissional e saúde e primeiros socorros. Estarão presentes, também, representantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Contagem (Asmac), que destacará a importância do reaproveitamento e os benefícios que isso traz à sociedade e ao meio ambiente. A Estação Juventude também é parceira da ação e será responsável por ações culturais durante o feirão.

“Nós pensamos essa ação para a juventude de uma forma mais ampliada, seja na empregabilidade, cultura, educação, formação e meio ambiente. Além disso, vamos em busca de quebrar um paradigma social recente, que tem colocado a juventude como um grupo que não tem se mobilizado em relação às oportunidades, sejam sobre empregabilidade ou capacitações. Nas edições anteriores que promovemos, já vimos que em Contagem isso não se aplica, com uma participação em massa, de pessoas comprometidas em melhorar com estudo, trabalho e com foco em conseguir, cada vez mais, algo melhor para si, inclusive com plano de carreira”, relatou o superintendente do Sine Contagem.

Com as informações da Prefeitura de Contagem

Foto: Newton de Castro Resende / PMC