“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

As previsões foram anunciadas pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas

O estado Minas Gerais desde o dia 22 de janeiro desse ano vem passando por diversos temporais, os quais deixaram sob aviso de alerta centenas de cidades mineiras.

Segundo Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), as fortes chuvas continuarão até amanhã (31) de janeiro. Há previsão de tempestades isoladas no restante do estado, atuando de forma mais intensa entre o Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Oeste, Campo das Vertentes e sul da Zona da Mata, podendo vir acompanhadas de vendaval e granizo pequeno. A capital mineira, Belo Horizonte, tem previsão de tempo instável, com máximas na casa dos 31°C e possibilidade de tempestades isoladas a tarde.

Entenda como se formarão os temporais, a atuação de cristas entre a baixa e média troposfera e a interação entre a Alta da Bolívia (centrada do MS) e a borda sudoeste de um VCAN, que está centrado no litoral leste do Nordeste, deixarão a porção nordeste do estado de Minas Gerais  sob uma janela de tempo mais estável nas próximas 24horas, com Sol entre nuvens e sem previsão de chuvas entre as mesos Norte, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e norte do Vale do Rio Doce.

O mapa abaixo indica as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje válida até às 10:00hrs do dia (31/01).

Imagem: IGAM/SIMGE

As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial.

Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco, e o nível 4 o mais severo. Foi identificada possibilidade de Tempo Severo para o período de vigência desse boletim de previsão. As microrregiões que poderão ser atingidas, são: Ituiutaba, Frutal, Uberlândia, Uberaba, Patrocínio, Araxá, Piumhi, Passos, Formiga, Campo Belo, Varginha, Alfenas, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Oliveira, São João del Rei, Lavras, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Itajubá, São Lourenço, Andrelândia, Juiz de Fora, Barbacena, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Viçosa, Ubá, Cataguases e Muriaé.

Alerta de Chuva para as próximas 24 horas

O padrão atmosférico com divergência em altitude provocada pela Alta da Bolívia, áreas de convergência ao longo da baixa e média atmosfera e disponibilidade de água precipitável favorecem aos acumulados mais expressivos (20 e 50 mm), para o período de 24 horas, entre o Triangulo Mineiro, Sul de Minas e extremo sul da Zona da Mata. As microrregiões passíveis de serem atingidas, são: Ituiutaba, Frutal, Uberlândia, Uberaba, Passos, Varginha, Alfenas, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, São João del Rei, Lavras, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Itajubá, São Lourenço, Andrelândia, Juiz de Fora, Barbacena, Cataguases, Ubá e Cataguases.

Fonte e imagem: IGAM/SIMGE