“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Devido ao cenário epidemiológico das arboviroses em todo o país, a Prefeitura de Novo Cruzeiro tem investido cada vez mais em ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, para evitar a proliferação das doenças no município.

Uma das iniciativas realizadas pelo Governo Municipal é o Bloqueio Vetorial com inseticida nos bairros onde há uma maior incidência de focos do mosquito.

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Saúde, no dia 22 de abril, aponta que 1.561 casos já foram notificados na cidade, dos quais 543 foram confirmados — sendo 539 de dengue e quatro de chikungunya. Até o momento, a pasta também investiga um óbito em decorrência das arboviroses.

As autoridades de saúde alertam que cerca de 80% dos focos do Aedes aegypti em recipientes com água parada se concentram dentro das residências. Portanto, é fundamental que a população faça a sua parte e elimine os materiais que possam servir como criadouros do vetor.

Algumas ações simples como manter as lixeiras sempre tampadas; deixar o quintal sem lixo e entulhos colocar os recipientes de cabeça para baixo; manter os reservatórios de água do ar-condicionado, geladeira e umidificador secos e vazios; podem fazer toda a diferença na luta contra a dengue.

 

Com informações da Prefeitura de Novo Cruzeiro

Fotos: Reprodução / Prefeitura de Novo Cruzeiro