“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A síndrome do pensamento acelerado (SPA) não se entende como uma doença, não tem cura mas pode ser tratada. A síndrome é associada a pessoas com quadro de ansiedade, com os principais sintomas de dificuldade de relaxamento, se aclamar e organizar mentalmente.

Os sintomas podem se tornar patológico de acordo com a intensidade e é decorrente de uma rotina com excesso de informação ocasionando uma mente hiperpresente, agitada, impaciente, com pouca criatividade e baixa tolerância. Os principais sintomas são preocupação excessiva, instabilidade emocional, inquietação, déficit de atenção entre outros, incluindo dores de cabeça e musculares.

As causas da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) podem ser decorrentes de outros transtornos, como ansiedade, bipolaridade, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e também pode estar associada ao uso de drogas.  Os indícios da síndrome são gradativos ao longo do tempo e associados a outras questões sociais incluindo uso de telas.

Os riscos que a síndrome pode oferecer é o estresse e o desgaste devido a velocidade e a quantidade excessiva de pensamentos, o que influência na saúde física e mental. Uma característica comum é o cansaço físico inexplicável, pois o corpo responde ao estresse e a sobrecarga do córtex cerebral como fadiga, além de ser muito comum as pessoas portadoras da SPA perderem ao prazer pelas coisas com facilidade.

O tratamento consiste em lidar com a ansiedade e trabalhar a compreensão de que não existe a possibilidade de fazer resolver todos os problemas não mesmo tempo. Um dos pontos iniciais é a organização das tarefas na rotina, evitando sobrecarga além de reduzir a auto cobrança. Atividades físicas são aliados importantes para auxiliar no relaxamento e desacelerar os pensamentos, outra forma de amenizar os sintomas é reduzir o acesso à internet e informações em excesso. Recomendado que para o auxílio a este tratamento, o acompanhamento de um profissional de psicoterapia, para auxílio no controle de pensamentos e emoções.

Fonte de informações: Estado de Minas

Foto: Pixabay