“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Aconteceu na sexta-feira, 12 de abril, na Câmara de Vereadores de Itanhandu, a Sessão Solene de entrega do prêmio de Honra ao Mérito da Saúde Dr. Delfim Pinho Neto 2024. Compuseram a mesa de autoridades o presidente da câmara de Itanhandu, vereador Rivaldo Freitas; vice-presidente da Câmara, Talita Monique de Oliveira; secretário da Mesa, D’avid da Silva Inácio; prefeito municipal de Itanhandu, Paulo Henrique Pinto Monteiro e os vereadores Cleberson José Guimarães Gonçalves, Éder de Almeida Pinto Benício, Luiz Fernando da Fonseca, Maurício Ordine Neto, Pierre Caetano Ferreira e Sandro Ferreira Coelho.

O prêmio de honra ao mérito da saúde Dr. Delfim Pinho Neto tem a finalidade de destacar os profissionais da saúde que tenham prestado relevantes serviços à população de Itanhandu.

A solenidade, que contou com a presença de amigos e familiares, homenageou profissionais de grande importância para a comunidade itanhanduense e que trabalharam em diversos setores da saúde municipal. Os homenageados na ocasião foram: Dr. José Ailton Análio Dias, médico intensivista, endocrinologista e diretor técnico do Hospital Casa de Caridade de Itanhandu; Dr. Gil Roberto Scarpa Pinto, cirurgião e plantonista do pronto-socorro de Itanhandu tendo dedicado 61 anos à Santa Casa; Dr. Ivan de Almeida Pinto, médico clínico, cardiologista e especialista em medicina do trabalho atuando há 42 anos na Santa Casa de Itanhandu; Dr. Flávio Mendes Mafra, cirurgião geral e endoscopista, tendo atuado por diversos anos no pronto-socorro da Santa Casa de Itanhandu; Sr. Mauricio Ordine, que destacou-se como provedor da Casa de Caridade, presidente da APAE, provedor da Santa Casa, vereador e prefeito por dois mandatos na cidade de Itanhandu; Rosária de Fátima Fernandes, técnica em enfermagem com experiência de 39 anos dedicados à Casa de Caridade de Itanhandu; Patrícia Brás Scarpa de Paula Santos, enfermeira com mais de 20 anos dedicados à saúde pública de Itanhandu; Dr. Cyro Baptista Scarpa Filho, pediatra e psiquiatra com passagens na Casa de Caridade e no CAPS de Itanhandu; Dra. Waldelysa Karine de Oliveira Scarpa, pediatra e intensivista com atuações na APAE de Itanhandu e na CTI Neovida em Resende (RJ).

Durante a cerimônia, os homenageados receberam a honraria das mãos dos respectivos vereadores autores dos projetos de decreto legislativo e fizeram uso da palavra, agradecendo à Casa Legislativa pela homenagem e reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade itanhanduense e toda região.

Dr. Delfim Pinho Neto

Nascido em Itanhandu no dia 31 de outubro de 1929, formou-se em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Assim que formou, mudou-se para Itanhandu onde atendeu em seu consultório e, durante dois anos, na cidade de Itamonte.

Por razões políticas pediu demissão do seu cargo no estado, onde atuava com investigador de polícia, transferindo para prestar serviços médicos na escola agrícola Adelaide Andrada e no Posto de saúde em Itanhandu.

Foi contratado para prestar serviços na Santa Casa de misericórdia de no Posto de Saúde de Pouso Alto. Mais tarde, foi nomeado chefe do posto de saúde.

De 1973 a 1976 esteve no cargo de prefeito municipal de Itanhandu. De 1993 a 1996 esteve no cargo de vice-prefeito, quando deu apoio ao prefeito Raul Pinto para a realização do seu plano de trabalho.

Prestou serviço no Programa de Saúde da Família. Embora aposentado, continuou trabalhando no Centro de Saúde D. Leonor Sobral e na Casa de Caridade e Assistência à Maternidade e Infância de Itanhandu Dr. Rubens Nilo, onde mantinha aberto seu consultório particular.

No dia 26 de maio de 2016, na inauguração da nova ala da Casa de Caridade e Assistência à Maternidade e Infância de Itanhandu Dr. Rubens Nilo, em uma placa lia-se “Pavilhão Dr. Delfim Pinho Neto”.

Dotado de coração generoso e de espírito altruísta, prestava sua colaboração nos eventos em benefício das escolas do município e em obras de caridade.

Dr. Delfim Pinho Neto faleceu em Itanhandu no dia 25 de abril de 2017 aos 87 anos de idade.

Por Tiago Carvalho