“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Neste mês, a Campanha Outubro Verde chama a atenção para as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da Sífilis. Em Pedro Teixeira, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma blitz educativa e uma ação com os adolescentes da Escola Municipal Sebastião de Paula, visando esclarecer e orientar sobre os riscos e prevenção às ISTs.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A doença adquirida apresenta-se quando sua transmissão ocorre pelo contato sexual desprotegido ou pelo contato com sangue contaminado. Já a forma congênita é transmitida da mãe para o feto durante a gestação/parto de uma mulher com sífilis não tratada ou tratada de forma inadequada.

A campanha chama a atenção para as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Por meio da Lei nº 13.430, de 31 de março de 2017, instituiu-se o terceiro sábado do mês de outubro de cada ano como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita (transmitida da mãe para o feto

Com as informações da Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira e Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Fotos: Prefeitura Municipal de Pedro Teixeira