“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Na última semana, os recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) executaram serviços de manutenção no Mirante Alto das Maravilhas. As atividades incluíram cuidados com a área verde, limpeza de plantas, roçagem, limpeza das calhas de chuva, das lixeiras e varrição do local. Essas intervenções foram realizadas devido a parceria entre a instituição e a Prefeitura de Santa Luzia, por meio do programa “Adote o Verde”.

O programa estabelece parcerias entre a administração municipal e instituições privadas ou da sociedade civil, que tem interesse em adotar um espaço verde público, comprometendo-se com sua manutenção e conservação. Em troca, essas instituições recebem reconhecimento por seu engajamento ambiental, podendo divulgar sua marca em uma placa instalada no local adotado.

De acordo com o presidente da APAC de Santa Luzia, Eugênio de Freitas Lima, essa iniciativa é de grande importância para os recuperandos. “Esse projeto vai ajudar a população a compreender melhor o propósito e o ideal da APAC, que é ressocializar pessoas. Os recuperandos gostam de contribuir de forma útil, e ao trabalharem na manutenção do mirante, sentem que estão prestando um serviço à comunidade luziense e aos visitantes de outras cidades. Isso os motiva a cuidar desse espaço com amor e dedicação”, destacou.

Atualmente, o “Adote o Verde” inclui a Praça da Juventude e o Mirante Alto das Maravilhas, contribuindo para a conservação desses locais. O objetivo principal do programa é promover a conservação ambiental e melhorar espaços públicos, incentivando o engajamento da comunidade e das empresas na manutenção dessas áreas.

Instituído pela Lei 4.031/2018, o programa se destaca como uma iniciativa pioneira que envolve o Poder Público, a sociedade civil e a iniciativa privada em prol da preservação ambiental e revitalização de espaços públicos. Lançado em 2021, o programa visa estabelecer parcerias para a manutenção de praças, parques e rotatórias, beneficiando tanto a comunidade quanto as instituições participantes.

Os interessados em adotar um espaço público no município podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. Para mais informações, acesse o link.

 

Com as informações da Prefeitura de Santa Luzia

Fotos: Reprodução / Prefeitura de Santa Luzia