“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Defesa Civil de Porto Alegre (RS) divulgou na manhã deste sábado (04) que o nível do Lago Guaíba se aproxima dos 5 metros, registrando uma cota de 4,96 metros. Na noite de sexta-feira (03), o órgão tinha divulgado que o Guaíba havia alcançado a marca de 4,77 metros — atingindo a maior cheia de Porto Alegre.

A chuva não deve dar trégua neste sábado (04). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou novo alerta de perigo de chuvas intensas para o Rio Grande do Sul e a região sul de Santa Catarina.

De acordo com o órgão, há riscos de alagamentos, descargas elétricas, quedas de galhos de árvores e cortes de energia elétrica. Cerca de 600 municípios podem ser afetados, entre eles, a região metropolitana de Porto Alegre. Em Santa Catarina, devem ser afetadas a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e as regiões oeste e sul do estado.

Até o momento, o Rio Grande do Sul já contabiliza 56 mortes devido às fortes chuvas, 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 cidadãos desalojados. O número de desaparecidos chega a 67 e o de feridos a 74.

Com as informações da Defesa Civil de Porto Alegre

Foto: Gilvan Rocha / Agência Brasil