“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O projeto busca que a juventude cristinense amadureça com responsabilidade

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 27 de novembro, a apresentação do Projeto Jovem Aprendiz para diversas autoridades do município de Cristina.

A sessão aberta aconteceu na Câmara Municipal de Cristina e foi comandada pelo presidente da Casa, o vereador José Victor dos Reis Júnior. O encontro contou também com a presença do prefeito Ricardo Pereira Azevedo, secretários municipais, vereadores e demais autoridades locais.

O projeto foi apresentado com maestria pela Assistente Social CREES, especialista em instrumentalidade do serviço social e mestra em gestão pública e sociedade, Beatriz Rocha.

O programa busca implantar no município de Cristina o Programa Jovem Aprendiz, regulamentado pela Lei Federal nº 10.097/2000, que tem como objetivo capacitar jovens a partir de 14 anos para o mercado de trabalho, respeitando sua condição de aprendiz e os parâmetros legais.

Dessa forma, além de buscar parcerias com empresas privadas locais, o projeto busca incluir na gama de parceiros vagas para receber o jovem aprendiz no serviço público municipal, através da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, assim como na Comarca de Justiça, bancos, etc., ofertando a esses jovens espaços de conhecimento, aprendizagem e incentivo para o mercado de trabalho.

Esse projeto possui justificativa econômica e social, visto que ao inserir o jovem no mercado de trabalho gera autonomia no indivíduo, além de adquirir conhecimentos, fomentar ou lapidar suas habilidades e agregar experiência e prática de ação cotidiana, o que será um diferencial curricular na vida desse jovem. Dessa forma, além da viabilidade social, esta iniciativa gera um impacto econômico positivo, pois são mais jovens consumidores gerando receita para o município como um todo, consumindo e utilizando dos serviços e produtos da cidade para si e até para sua família.

No cronograma do projeto, neste mês de dezembro serão feitas as buscas de parcerias; em janeiro de 2024 ocorrerá o início das ações e também a divulgação do programa nas escolas. No mês de fevereiro será realizado um levantamento da quantidade de vagas e número de interessados, e em março, será feita a inserção dos adolescentes nas vagas destinadas.

A realização do projeto no município de Cristina será um ganho considerável para o município, gerando valor e empoderamento a esses jovens, além de promover a economia local com o consumo de bens, produtos e serviços.

O programa tem cunho social que atenderá de forma direta este público específico e concomitantemente a população como um todo, demostrando por parte do governo e entidades parceiras um zelo em promover ações desta natureza.

O Projeto Jovem Aprendiz – Juventude Cristinense é realizado pela secretaria municipal de Assistência Social e pela secretaria municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Industrial, com apoio da prefeitura e da Câmara Municipal.