“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Prédio abrigará Pronto Socorro, Laboratório Regional e parte da Secretaria Municipal de Saúde

Um imóvel novo, estruturado e sem uso. Era assim que se encontrava o prédio da UPA de São Lourenço desde a sua inauguração, em 2016. Mas desde o dia 13 de janeiro, o edifício passa a fazer parte da estrutura do Hospital de São Lourenço.

A cerimônia de cessão do imóvel aconteceu com a presença da prefeita Célia Cavalcanti; do presidente da Câmara, vereador Ricardo de Matos, e demais vereadores; Dr. Márcio Santiago e Gilson Belém, presidentes do Conselho Curador e da Diretoria Executiva do Hospital de São Lourenço e demais membros do conselho; o secretário de Saúde Dr. Wilton Negreiros e demais secretários e integrantes do Poder Executivo municipal.

Em suas palavras, a prefeita Célia Cavalcanti falou sobre o processo de cessão do prédio. “Esse foi um compromisso que assumi em 2017 e que depois de muito esforço e trabalho de nossa equipe, conseguimos negociar com o Estado”, explicou. A prefeita ainda mencionou a ida à São Lourenço do vice-governador Paulo Brant, onde ele pode conhecer o prédio e entender a situação, “ele levou um susto quando entrou aqui”, contou. Célia Cavalcanti ainda falou sobre os benefícios à saúde no município. “Esse prédio irá finalmente cumprir sua missão: servir o trabalho de prioridade mas em um local adequado. O pronto socorro tem 50 anos e nesse meio tempo, a população cresceu, a demanda aumentou, a região aumentou e continuou no mesmo espaço. E graças a Deus eu digo: nosso hospital está na contramão da saúde no Brasil. E disso eu tenho muito orgulho”, afirmou.

Um mês antes, em 12 de dezembro de 2019, a prefeita Célia e a diretoria do Hospital São Lourenço assinaram o termo de cessão do prédio da UPA para o hospital. O prédio abrigará as instalações do Pronto Socorro e do Laboratório Regional, e uma pequena parte será ocupada pela Secretaria Municipal de Saúde.