“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Prefeitura de São Tiago deu início às obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro do Cerrado. O centro de atendimento vai ficar localizado à Rua Tupinambás, próximo ao trevo. Concebido em março de 2023, o projeto do nova UBS tem uma área total de 267 m² e um orçamento de R$ 1.436.789,21 milhão. A previsão é de que a obra seja entregue em janeiro de 2025.

Até que isso ocorra, o Governo Municipal alugou uma casa para abrigar provisoriamente a UBS do Cerrado. Localizada também na Rua Tupinambás, nº 630, o posto temporário deve abrir as portas a partir do dia 22 de abril.

Segundo o prefeito Alexandre Vivas, a nova UBS representa um sonho antigo de oferecer mais qualidade na Saúde Básica para a população. Para o Chefe do Executivo, um espaço adequado é condição fundamental para cuidar e recuperar pacientes com alguma debilidade.

“Um dos fatores que contribuem para a melhoria da saúde de quem procura atendimento médico é a infraestrutura do local de acolhida. Além do capital humano, temos que fornecer um espaço adequado, bem equipado para que haja condições de serem feitos os melhores procedimentos para a população”, afirma Vivas.

A secretária Municipal de Saúde, Cristina Lourenço, concorda. Para ela a nova UBS responde por um padrão de qualidade que é direito de todos os pacientes. Não por acaso ela destaca que a separação entre as unidades, do Centro e Cerrado, é fundamental para garantir mais comodidade aos usuários dos estabelecimentos de saúde.

“Nós estamos fazendo essa obra, mudando o posto para esse espaço, com o objetivo de que os são-tiaguenses moradores do Centro e do Cerrado tenham uma melhor qualidade de atendimento e, consequentemente, melhor qualidade de vida, de acolhimento, de conforto com a implantação da nova UBS”, ressalta Cristina.

Com a separação das UBSs do Centro e do Cerrado, Cristina afirma que o tumulto será menor, já que será apenas uma equipe por Unidade Básica de Saúde. A equipe da atual UBS do Cerrado será deslocada para o novo endereço. Endereço que contará com sala de curativo, consultório médico, sala de vacinação. “Tudo respeitando o layout padrão das UBSs”, diz Cristina.

Com as informações e fotos da Prefeitura de São Tiago