“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A secretaria de Saúde de São João del Rei divulgou na segunda-feira, 6 de novembro, que continua com o trabalho de pesquisa de campo em busca da causa da morte de três crianças no mês de outubro. O trabalho é feito em parceria com a secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs-Minas) e equipe técnica do Programa de Treinamento em Epidemiologia do Ministério da Saúde (EpiSUS-MS).

A investigação epidemiológica realizada, até o momento, sugere que os pacientes evoluíram a óbito devido a uma infecção disseminada (sepsemia), que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Com os resultados disponíveis não foi possível definir o micro-organismo responsável por cada um dos óbitos, nem afirmar que todos os óbitos tenham sido causados pelo mesmo agente infeccioso das crianças. O trabalho da secretaria de Saúde está concentrado na capacitação dos profissionais em relação ao protocolo que orienta quanto aos sinais e sintomas de alarme e consequentemente informação à população, para que não haja mais fatalidades como as que ocorreram no município.

Já os testes estão sendo distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde com Estratégia Saúde da Família e Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h. Foi feito um tutorial de como fazer os testes e enviado para os profissionais, bem como uma ficha de controle dos atendimentos, testes realizados e seus resultados. Ressaltamos que o teste rápido só será realizado com critério médico baseado na análise dos sintomas, de acordo com o protocolo elaborado para os profissionais de saúde e disponibilizado ainda hoje.

A secretaria de Saúde reitera que está sendo criteriosa e cuidadosa na divulgação das informações, pois sabem da importância de respostas cientificamente comprovadas e não de ofertar informação incompleta, duvidosa, ou inverídica à população.

De acordo com o Boletim da Santa Casa de Misericórdia de São João del Rei, emitido ontem, duas crianças estão internadas, a anterior que segue evoluindo bem no quadro e uma outra que deu entrada com febre e vômito, e devido à solicitação criteriosa de exame para detecção de alguma bactéria, a instituição a colocou no boletim, a criança passa bem e aguarda resultado do exame.

Uma importante informação é que as duas crianças que foram transferidas para hospitais em Belo Horizonte não têm nenhuma relação com os casos de óbitos e foram transferidas por escolha das famílias e como estavam estáveis, foram liberadas pelos médicos, de acordo com informações obtidas pela Santa Casa de Misericórdia.

Fonte: Secretaria de Saúde de São João del Rei

Foto: imagem ilustrativa