“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Com o objetivo de reduzir a fila de espera dos encaminhamentos para atendimentos de oftalmologia, a secretaria municipal de Saúde recebeu na quarta-feira (12), o Dr. Thiago José para realizar 110 consultas oftalmológicas no município.

As consultas foram realizadas e pagas através do Consórcio Cisver. Os pacientes atendidos foram chamados através da demanda reprimida de encaminhamentos deixados previamente na secretaria.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 246 milhões de pessoas sofrem de perda moderada ou severa da visão e 19 milhões de crianças com menos de 15 anos tem problemas visuais. Desse total, 12 milhões sofrem de condições que poderiam ser facilmente diagnosticadas e corrigidas.

O cenário brasileiro desagrada quando sabemos que dos 65% dos brasileiros com alguma dificuldade de enxergar, metade não faz nenhum acompanhamento anual com um oftalmologista. Com os anos, o ideal é intensificar os cuidados com a saúde dos olhos e anexos.

É de extrema importância estar atento a saúde dos nossos olhos. Mais de três mil doenças diferentes podem afetá-los. As células com maior metabolismo de todo nosso organismo estão no sistema ocular, com milhões e fotossensíveis. Nossa visão, por exemplo, é 600 vezes mais sensível que a câmera digital mais moderna. Além disso, a poluição, o ar-condicionado e a baixa umidade podem ser inimigas dos nossos olhos.

Informações e Foto: Prefeitura de Piedade do Rio Grande