“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Prefeitura de Belo Horizonte garantiu atendimento, nesse sábado (04) e domingo (05), a 251 pessoas com sintomas de dengue, chikungunya ou zika nos hospitais temporário, na regional Oeste, e de campanha, na região Norte da cidade. A redução é de aproximadamente 90% se comparado ao primeiro fim de semana de abril, quando 2.648 pessoas foram atendidas com queixas de febre, dores no corpo e atrás dos olhos, além de manchas vermelhas na pele.

No último fim de semana, somente o hospital de campanha registrou internações de pacientes. Ao todo, 18 pessoas com sintomas de arboviroses precisaram ficar em observação e receber hidratação venosa. “A queda na procura por atendimento nos serviços específicos é, neste momento, o indicador mais importante. Estamos aliviados com essa queda expressiva, mas continuamos acompanhando diariamente esses números”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Danilo Matias Borges.

Desmobilização de serviços

Depois de dois meses em funcionamento, com quase 6 mil atendimentos realizados e 700 internações, o hospital temporário Oeste foi desmobilizado nesta segunda-feira (6). A abertura da unidade foi uma das estratégias adotadas pela Prefeitura no Plano de Enfrentamento às Arboviroses.

Com a forte tendência de queda na busca por atendimento de sintomáticos de arboviroses, o município conta agora com o hospital de campanha, na regional Norte, como unidade específica para cuidados médicos dessas pessoas. Outros detalhes podem ser verificados no portal da Prefeitura.

Com as informações da Prefeitura de Belo Horizonte

Foto: Divulgação / PBH