“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Na tarde de terça-feira (23/4), a Prefeitura de Contagem inaugurou a Biblioteca Carolina Maria de Jesus, no CEU das Artes Ressaca: um marco significativo para a população local, oferecendo um espaço importante de aprendizado, cultura e lazer. O espaço não apenas promove o acesso à informação e ao conhecimento, mas também fomenta a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento pessoal dos moradores da região. Além disso, serve como um ponto de encontro comunitário, fortalecendo os laços sociais e contribuindo para a formação de uma comunidade mais engajada e educada.

Na ocasião, quem esteve presente pôde participar de uma oficina de pintura, ministrada pelo artista Hyval Leite, e assistir o espetáculo teatral “Quem quer casar com dona Baratinha?”. O evento contou com a participação de alunos e professores da Escola Municipal Professora Aldrei Consolação Ferreira de Freitas Costa, além de servidores da Secretaria Municipal de Cultura.

A Biblioteca Carolina Maria de Jesus fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e o empréstimo de livros é condicionado ao cadastro de usuário, que deve ser realizado de forma presencial no local. Para se cadastrar, o leitor deve ser maior de 16 anos e apresentar um documento com foto junto ao comprovante de residência. Para os jovens de até 15 anos, o cadastro de inscrição ainda deverá conter uma autorização do responsável legal.

O secretário municipal de Cultura, Ramon Santos, reconhece a importância da biblioteca para a configuração do CEU das Artes como um espaço cultural integrado. “Agora, além de ser um espaço onde as pessoas podem praticar esportes e participar de iniciativas culturais, o CEU das Artes também se concretiza como um espaço que incentiva a leitura e a busca pelo conhecimento. É muito difícil promover a cultura sem o acesso à leitura”, destacou o secretário.

A superintendente de Políticas Culturais, Aniele Leão, valorizou a escolha do nome atribuído ao espaço. “Carolina Maria de Jesus é, sem dúvida, um nome e uma referência para a literatura mineira e do nosso país. Era uma mulher negra, que teve uma vida difícil e, mesmo assim, ousou escrever e marcar seu nome na história do Brasil e do mundo. Então, que ela sirva de inspiração para os nossos jovens e que possamos ter mais leitores e escritores registrando sua história”, apontou a superintendente.

CEU das Artes

O CEU das Artes Ressaca é um equipamento público que visa promover a cultura e o lazer, integrando no mesmo espaço programas e ações culturais e esportivas. Além do espaço localizado na região Ressaca, a Prefeitura de Contagem entregará, em breve, o CEU das Artes Nova Contagem. Os CEUs são uma parceria com o Governo Federal, que repassa, aos estados e municípios, recursos para as obras, aquisição de equipamentos e mobiliário, mobilização social e pela gestão do equipamento.

Com as informações da Prefeitura de Contagem

Foto: Newton de Castro Resende / PMC