“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Gabinete, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude, prepara mais uma série de encontros do projeto “Movimenta Juventude”. O primeiro dos três eventos programados ocorrerá na próxima terça-feira (30), das 10h às 12h30, na Escola Estadual Cândido Portinari, no bairro Amarante.

Os estudantes serão agraciados com uma variedade de ações destinadas a promover o desenvolvimento pessoal, social e cultural dos jovens da região. As próximas edições serão realizadas em maio na Escola Estadual Cecília Meireles, no bairro Laranjeiras; e na unidade do Sesi/Senai, no Centro de Betim.

A programação inclui oficinas sobre acolhimento psicológico, educação financeira, empreendedorismo, e orientações sobre programas como CADÚnico e Bolsa Família. O público poderá participar de uma palestra sobre protagonismo juvenil, abordando temas relevantes como perspectiva de futuro e desafios da vida profissional. Artistas locais estarão presentes para proporcionar entretenimento e cultura.

O projeto “Movimenta Juventude” é voltado para adolescentes e jovens de 12 a 29 anos, e percorrerá, ao longo do ano, instituições de ensino e outros territórios de juventude, como os encontros para batalhas de rimas, eventos esportivos e culturais, dentre outros locais ou atividades que promovem a reunião de jovens no município.

Territórios alcançados

A primeira etapa do projeto alcançou cerca de 5 mil jovens durante os sete encontros realizados em territórios estudantis, e também nas oficinas e atendimento em estandes em universidades e diversos órgãos presentes no município. Mais de 300 jovens tiveram acolhimento psicológico; cerca de 760 participaram de oficinas de educação financeira, empreendedorismo e orientação profissional. Por intermédio do projeto, 200 jovens foram encaminhados para tirar o título de eleitor no Tribunal Regional Eleitoral; 215 jovens receberam orientações sobre o CADÚnico, dentre outras ações.

Entre os objetivos alcançados, os organizadores do projeto destacam a promoção de perspectivas no campo acadêmico, formação cidadã, social e cultural aos jovens; a conscientização sobre a importância da vacinação; engajamento e protagonismo juvenil; e o reconhecimento e valorização da juventude betinense.

“A proposta é estar presente, levando serviços e orientações sobre cidadania onde os jovens estão, e as escolas compõem um desses territórios. Depois do sucesso das ações realizadas na primeira fase, quando alcançamos cerca de 5 mil jovens, conseguimos ampliar o engajamento desse público em diversas ações. Atualmente, contamos com 130 jovens designados como porta-vozes das próximas atividades, além da colaboração voluntária do jovem artista local, Diogo de Souza, que leva música e interação para o projeto”, destaca o coordenador do projeto e presidente do Conselho Municipal de Juventude, Fernando Alves.

Com as informações e fotos da Prefeitura de Betim