Os Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs) Barreiro e Noroeste/ Odilon Behrens, além dos hospitais temporários Venda Nova e Oeste e o hospital de campanha, na regional Norte da cidade, seguem abertos pela Prefeitura de Belo Horizonte para atender, especificamente, pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. A estratégia faz parte do Plano de Enfrentamento às Arboviroses da Prefeitura.
Confira o endereço dos locais:
– Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA) – Barreiro
Praça Modestino de Sales Barbosa, 100 – Flávio Marques Lisboa
Funcionamento: das 7h às 22h
– Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA) – UPA Noroeste/ Odilon Behrens
Rua Pereira Passos, 38 – São Cristóvão
Funcionamento: 24 horas por dia
– Hospital Temporário para Atendimento a Pacientes com Dengue – Venda Nova
Rua Padre Pedro Pinto, 173 – Venda Nova
Funcionamento: das 7h às 22h
– Hospital Temporário para Atendimento a Pacientes com Dengue – Oeste
Rua Santa Cruz, 137 – Alto Barroca
Funcionamento: 24 horas por dia
– Hospital de campanha
Avenida Risoleta Neves, 2.580, Novo Aarão Reis
Funcionamento: 24 horas por dia
Há ainda os 152 centros de saúde de Belo Horizonte, que funcionam 12h por dia. Devem procurar todas essas unidades da rede SUS-BH as pessoas que apresentarem sintomas como febre, dores no corpo ou dor de cabeça (especialmente atrás dos olhos) e manchas vermelhas na pele. Cabe destacar que a disponibilização desses locais também integra o Plano de Enfrentamento às Arboviroses.
A Secretaria Municipal de Saúde monitora diariamente os dados epidemiológicos e assistenciais da capital e, se necessário, novas unidades podem ser imediatamente reabertas. Outras informações podem ser verificadas no portal da Prefeitura.
Teleconsultas
Como parte das ações assistenciais, a Prefeitura segue ofertando teleconsultas para pessoas, a partir de um ano de idade, com sintomas de arboviroses. Para realizar a consulta on-line é necessário que o usuário seja referenciado em um centro de saúde. Caso o cidadão não tenha cadastro, ele deverá procurar a unidade de referência para realizar esse processo.
Após ser referenciado, o cidadão deve agendar a consulta. Depois de confirmar o cadastro, o paciente acessa o site e escolhe a data e horário, dentro da disponibilidade apresentada. Próximo à marcação, o usuário entrará novamente no sistema com o CPF e data de nascimento e terá acesso.
Com as informações da Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Rodrigo Clemente / PBH