“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Barbacena está avançando significativamente na modernização de suas estruturas de segurança e infraestrutura urbana com o início da implantação de um sistema abrangente de câmeras de videomonitoramento. As câmeras inteligentes já estão sendo instaladas em diversos pontos da cidade, marcando um importante passo rumo à melhoria do patrulhamento, vigilância e, consequentemente, à sensação de segurança para os residentes e visitantes locais.

Com um total de mais de 80 pontos estratégicos, essas câmeras serão interligadas a uma central de monitoramento, permitindo uma vigilância contínua e eficaz por parte dos órgãos de segurança e trânsito da cidade. Além disso, a tecnologia de detecção facial integrada aumentará ainda mais a eficiência do sistema, proporcionando uma resposta rápida a incidentes e contribuindo para a prevenção de crimes.

Este projeto representa apenas uma parte do abrangente programa Barbacena Inteligente, que visa transformar a cidade em um centro urbano mais conectado, eficiente e seguro. Além das câmeras de videomonitoramento, o programa inclui a implementação de wi-fi público em praças principais, a instalação de parques de energia solar e uma significativa atualização da iluminação pública para tecnologia LED.

A substituição da iluminação tradicional por LEDs não apenas trouxe benefícios econômicos significativos, resultando em uma economia substancial de energia, mas também melhorou a luminosidade nas ruas, aumentando a sensação de segurança para os cidadãos, além de contribuir para a redução da emissão de carbono.

Com as informações e fotos da Prefeitura de Barbacena