“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Em notas divulgadas nesta terça-feira, 5 de março, a Polícia Militar de Minas Gerais cancelou os concursos para formação de soldados e oficiais da corporação. Uma das provas ocorreria no próximo domingo, dia 10 de março.

O cancelamento das provas leva em consideração uma medida cautelar concedida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pelo ministro Nunes Marques. Ambos editais limitavam a concorrência de mulheres para 10% das vagas – o curso para formação de oficiais destinava apenas 18 das 180 vagas para mulheres, enquanto que o curso para formação de soldados disponibilizava 2.901 postos, sendo 290 vagas femininas.

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal já havia suspendido a aplicação da prova deste domingo. O ministro Nunes Marques entendeu que o edital feria princípios de “isonomia e igualdade” ao limitar as vagas para mulheres. O pedido de suspensão partiu da Procuradoria-Geral da República.

Os candidatos podem pedir a devolução do valor pago pela inscrição. Segundo as notas, um novo edital será publicado oportunamente.

Confira abaixo:

Com informações: Portal G1 e PMMG

Foto: Marcilene Neves/ PMMG