“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Prefeitura de Jacutinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na última terça-feira (30) o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I. Mais um investimento na área da saúde que será de suma importância para a população jacutinguense.

A administração do prefeito Araujo e do vice-prefeito Toninho Roque tem feito investimentos na área da saúde jamais vistos no município. A inauguração do CAPS I foi celebrada como um marco significativo na saúde mental da comunidade jacutinguense. A instalação da unidade em Jacutinga representa um passo crucial em direção ao cuidado e apoio integral às pessoas que enfrentam desafios relacionados à saúde mental, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.

Participaram da solenidade de inauguração, o prefeito Araujo, vice-prefeito Toninho Roque, os secretários Renan Wilian (Saúde), Reginaldo Sydine Luiz (Educação), Niuzinho (SEGOV), José Aldo (Obras), Dr. Sidney Batista do Nascimento (Procurador Jurídico), os vereadores Ricardo Henrique Panizolo, Sheila Araújo, Carneirinho, Jorge da Silva, Pilar Fernandes (Gestora Administrativa do CAPS – Instituto São Lucas), servidores da Saúde e a população em geral.

O Centro de Atenção Psicossocial tem como missão primordial oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e promover a reinserção social dos usuários. Por meio do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, buscamos proporcionar um ambiente acolhedor e terapêutico para todos aqueles que buscam suporte em sua jornada de recuperação e bem-estar emocional.

O CAPS I de Jacutinga terá atendimento nas seguintes especialidades e áreas: clínico geral, psiquiatria, psicologia, atividade física, artesanatos, jardinagem e atendimento farmacêutico. O horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 17h, com atendimentos de paciente acima de 18 anos.

Para que o paciente possa passar pelo atendimento no CAPS, será necessário procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e realizar o agendamento para o início do tratamento.

A Prefeitura de Jacutinga, por meio da Secretaria de Saúde, firmou uma parceria com o Instituto Social São Lucas, que estará na gestão da unidade do CAPS I, onde os profissionais serão acompanhados pelo Instituto, garantido o respaldo necessário e o treinamento de todo pessoal no atendimento dos pacientes. A gestão será toda do Instituto São Lucas, desde os atendimentos até os profissionais. O CAPS I está localizado à Rua Santo Antônio, nº 107, no Centro.

Com as informações da Prefeitura de Jacutinga

Fotos: Reprodução / Prefeitura de Jacutinga