“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

No dia 19 de outubro, aconteceu a 16ª reunião ordinária da Câmara de Olaria. Após o pronunciamento de abertura do presidente, chamada nominal e chamada de boas-vindas, foi constatada a presença dos vereadores, exceto do vereador Rogério. Passou-se, então, à leitura da Ata da Reunião anterior que foi aprovada por todos.

Também foi feita leitura do ofício da Câmara Municipal de Lima Duarte convidando para a Audiência Pública sobre a Santa Casa, ofício do Gabinete do Prefeito informando sobre Plano de Sustentabilidade de pavimentação dos locais que menciona e do Perímetro Urbano, e ofício com informação da Câmara dos Deputados sobre a transferência de recursos da União aos Municípios. Na sequência, foi feita leitura da Indicação da vereadora Daiane solicitando limpeza completa dos córregos da cidade com retirada da sujeira, que foi aprovada por todos. Após, foi feita leitura do requerimento da vereadora Daiane solicitando documentos que comprovem a análise da água do município e, caso não tenham, que a análise seja realizada, o que foi aprovado por todos.

Logo após, foi feita leitura da mensagem e apresentação do Projeto de Lei 24, de 19 de outubro de 2023, que “autoriza o Poder Legislativo a conceder cestas de Natal aos Servidores Públicos da Câmara Municipal de Olaria-MG, por ocasião do Natal”. O presidente deixou em aberto para os vereadores fazerem uso da palavra. O vereador lago falou sobre as obras nos fundos das casas das ruas Santos Dumont e José Teodoro dos Santos, que foi feita a compra de manilhas mas ainda não foram instaladas, além do local estar acumulando esgoto das casas, causando mal cheiro, e pediu também o cumprimento das emendas impositivas, enfatizando as de sua autoria que trata da vacinação antirrábica.

A vereadora Ivânia falou sobre a reunião com o comandante da Polícia Militar, que pediu aos vereadores que informassem a população sobre o início de uma blitz intensiva e preventiva na cidade.  O vereador lago completou as informações, falando também sobre os assuntos tratados na reunião diante dos questionamentos dos vereadores. Rinaldo falou sobre a indicação do vereador Eder, que não entrou na pauta em virtude do horário de protocolo, mas que trata de assunto de grande importância. O vereador Eder disse que indicou a verificação da situação da água na comunidade do Sumidouro.

Já no dia 09 de novembro, Constatada a presença de todos os vereadores, a 17ª reunião ordinária teve início com a leitura da ata da reunião anterior, e em seguida, passou-se a leitura de ofícios recebidos pela Câmara, sendo: do Gabinete do Prefeito, informando sua viagem para Barcelona através do SEBRAE,  ofícios do GEGOV informando sobre repasses para a prefeitura oriundos de contrato entre a Prefeitura e a Caixa para pavimentação de vias urbanas do município, e ofício do CEASA informando sobre consulta pública e audiência pública referente as subvenções sociais do órgão.

Passou-se, então, à leitura das indicações: vereador Eder indicou a visita de uma equipe responsável pelo abastecimento de água na comunidade do Sumidouro para verificação que menciona. Também foi apresentado o requerimento da vereadora Daiane, questionando sobre as providências a serem tomadas pelo Executivo para solucionar o problema de um buraco na comunidade de Rosa Gomes; a vereadora Daiane também apresentou requerimento solicitando que seja encaminhado ofício à prefeitura requerendo informações sobre o loteamento na comunidade do Pombal e a possibilidade de regularização das propriedades que já foram construídas ali. Ainda foi realizada a leitura da mensagem e a apresentação do Projeto de Lei 25/2023, que “Autoriza a concessão de bem público a particular”.

Em palavra aberta, a vereadora Daiane falou sobre os buracos que ainda estão nas vias públicas, e parabenizou o secretário da Educação sobre as providências tomadas na viagem para a faculdade em Juiz de Fora. O vereador Rinaldo convidou para palestra da ABRACAM, na Câmara Municipal, sendo de interesse de todos vereadores, e falou também sobre o Posto de Saúde da comunidade de São Sebastião da Vista Alegre, pedindo atenção da secretaria de Obras para as reformas que precisam ser realizadas no local. O vereador Iago esclareceu que na reunião com o comandante da Polícia Militar, pediu que fosse verificada a quantidade de efetivo que atende ao município e explicou que as blitzes que estão acontecendo na cidade não foram um pedido dos vereadores. Rinaldo esclareceu que as blitzes não estão acontecendo apenas na cidade de Olaria e a vereadora Ivânia também falou sobre a reunião com o comandante.

Fonte e fotos: Câmara de Olaria