“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Em pedido, a OMS solicita aos países avaliarem e recomendar que os passageiros usem máscaras em voos de longa distância, devido à rápida disseminação da mais recente subvariante ômicron da covid-19 nos Estado Unidos (EUA). O pedido foi feito as autoridades pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na terça, 10.

Em entrevista, os especialistas informaram ainda que na Europa, a subvariante XBB.1.5 foi detectada em número pequeno, mas crescente. Eles focaram que os passageiros devem ser aconselhados a usar máscaras em ambientes de alto risco, como voos de longa duração.

Não estava claro se a subvariante XBB.1.5 causaria sua própria onda de infecções globais. As vacinas atuais continuam protegendo contra sintomas graves, hospitalização e morte, afirmam os especialistas.  

Desde novembro de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em aviões e aeroportos. A medida visa reduzir o risco de contágio de covid-19, considerando o aumento expressivo de casos da doença.

Informações: Reuters / Agência Brasil

Foto: Reuters / Roosevelt Cassio