“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O Ministério da Saúde enviou na última sexta-feira (27) uma equipe à São João del-Rei para auxiliar as secretarias Municipal e Estadual de Saúde nas investigações dos casos de possível contaminação pela bactéria Streptcoccus.

A previsão de chegada da equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) ao município está prevista para a manhã deste sábado (28), a qual irá dar suporte nas investigações sobre as mortes de três crianças, após apresentarem sintomas como dor de garganta e febre.

Também haverá, além das investigações para busca de casos suspeitos, orientações para investigação epidemiológica e coleta de exames laboratoriais para diagnóstico e treinamento com a rede assistencial municipal, visando orientar na detecção e no tratamento de casos suspeitos de infecção.

Cerca de 3.700 testes rápidos para detecção da bactéria foram comprados pela prefeitura, e as escolas ficarão fechadas até 05 de novembro para que o trabalho de desinfecção e limpeza seja realizado.

Tanto Ministério da Saúde quanto Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais afirmam que, até o momento, não há evidências que comprovem surto ou risco à saúde da população, bem como nenhuma evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades.

Com informações: Portal de notícias G1

Foto: site Governo Federal