“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Com muito esforço, dedicação e parcerias coletivas, o livro “De Itapicú a Itamonte: histórias e memórias” foi lançado em uma noite magnífica no sábado, 20 de janeiro.

O Clube Social Recreativo Itamontense recebeu centenas de pessoas que prestigiaram o momento único e histórico. Além de familiares do prefeito de Itamonte, Alexandre Augusto, e do escritor e historiador Paulo Roberto Paranhos, também estiveram diversas autoridades estaduais, regionais e municipais como o prefeito de Alagoa, Juliano Diniz; prefeito de São Sebastião do Rio Verde, Sandro Lisboa Martins; prefeito de Passa Quatro, Henrique Nogueira; e o prefeito de Itanhandu, Paulo Henrique, entre outros.

A cerimônia contou com a participação inestimável do locutor Nery Diniz, da Rádio Montanhês FM 104.9, de Passa Quatro. Nery comanda a rádio há mais de seis décadas, levando muita informação e entretenimento para toda região da Mantiqueira, fazendo parte da história de toda a região.

Ao decorrer da solenidade, a dupla Marcelo Viola e Ricardo realizaram diversas e empolgantes apresentações com muito talento.

O livro “De Itapícú a Itamonte: histórias e memórias” foi escrito pelo prefeito de Itamonte, professor Alexandre Augusto Moreira Santos, e pelo professor e historiador Paulo Roberto Paranhos, além da colaboração da população itamontense com dados e fotografias que facilitaram o trabalho.

Mesmo antes do professor Alexandre Augusto se tornar prefeito, ele sempre teve uma preocupação com a ausência de documentos que pudessem levar às futuras gerações um pouco da rica história do município de Itamonte, construída em quase três séculos de ocupação das encostas da Mantiqueira.

Junto de outros companheiros, foi iniciada essa luta, amantes da mesma causa que tinham a preocupação em resgatar a cultura do povo itamontense, materializando as inúmeras histórias vivenciadas ao decorrer do tempo em uma memória viva.

Logo surgiu o slogan “Itamonte tem Histórias e Memórias”, e em torno dessa ideia foi iniciada a pesquisa, apresentações e discussões de temas da história da localidade, tão ligada às das cidades-irmãs, que, como Itamonte, bem representam o espírito das montanhas da Mantiqueira.

Logo pelo início desse desafio, o prefeito conheceu o também professor e historiador Paulo Paranhos, que obtinha uma vasta experiência sobre o tema com inúmeras publicações de documentos, artigos e livros sobre a região da Mantiqueira. Já de início, o professor Paulo Paranhos se demonstrou muito empolgado em produzir um livro com a linda história de Itamonte.

Os primeiros escritos foram realizados pelo professor Paulo Paranhos, mas, com o passar do tempo, o prefeito e professor Alexandre, encorajado, passou a ajudá-lo na empreitada.

Mesmo com diversas dificuldades encontradas para se conseguir documentos de pesquisa que tivessem referência direta a história, de um modo geral, o livro foi divido em dois volumes: o primeiro volume, dedicado ao período que vai de meados do século XVII até os primeiros anos do século XX; e um segundo volume, que registra os principais fatos do século XX até esses primeiros anos do século XXI.

Em um trabalho de grande satisfação para o prefeito de Itamonte, professor Alexandre Augusto, nesses três últimos anos ele dedicou o possível para as pesquisas, auxiliado principalmente pelos amigos Silvio e Rafael, sendo premiado com diversas descobertas que, por certo, irão trazer uma nova luz sobre a história do município.

Tornando a noite ainda mais esplêndida, os presentes puderam prestigiar a apresentação da cantora Ceumar, que com seu talento, apresentou diversas canções que fizeram os convidados viajarem no tempo.

O prefeito Alexandre realizou diversos agradecimentos a todos os amigos que participaram da realização do sonho, e em especial ao professor Paranhos, que teve a grandeza de aceitar a sua colaboração, esperando que o resultado de todo o esforço consolidado nesses volumes sirva de motivação para novas e futuras publicações, que de alguma forma irão enriquecer cada dia mais a memória da história de Itamonte.

Confira mais fotos em nosso facebook.

Por: Bruno Moraes