“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

De 23 de junho a 03 de julho, Jesuânia celebrou sua Tradicional Festa das Congadas. Foram 11 dias de muita festa, com uma programação repleta de atrações que agitaram a, oficialmente, Terra das Congadas. O evento foi uma realização da Comissão das Congadas 2023, Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo e Secretaria de Transporte de Jesuânia.

A abertura oficial da Festa aconteceu na sexta-feira, 23, com a benção e reza do terço com o Padre Silvane Vitor Elias e subida do mastro de São Pedro, que contou com a presença de Ternos de Congadas locais e visitantes. À noite, um animado show com Renan Maia. O sábado, 24, houve a santa missa seguida de procissão até a Capela Nossa Senhora do Rosário com desfile dos Ternos de Congada de Jesuânia. Holinguer Circo Show realizaram um show infantil e a Banda Show Arquivo X finalizou a noite de sábado. O domingo também foi de shows com a Banda Amigos de Bar, grupo de Pagode Griff e Banda Carta e seus Coringas. Segunda, terça e quarta-feira foram dias de terço dos homens, das mulheres e das mães respectivamente, na Igreja do Rosário. Ainda na quarta-feira, houve show com a Dupla Sérgio e Leandro. Na quinta-feira 29, houve missa na igreja matriz com procissão até a Capela Nossa Senhora do Rosário com desfile dos ternos de Congadas. A Banda Dino encerrou a noite com muita animação.

Entrando no final de semana, a sexta-feira 30 também teve terço dos homens seguido de show com a Banda Master Show. Sábado, 01, houve a santa missa na igreja matriz com a benção das coroas e dos ternos locais e visitantes. Com recorde de público, a dupla Hugo e Thiago colocou todo mundo para cantar e dançar em um show para ninguém colocar defeito.

Domingo, dia 02, as celebrações começaram logo pela manhã, com a alvorada com os ternos de congadas. À medida em que chegavam, os ternos se apresentavam pelas ruas da cidade esbanjando beleza, ritmo e muita simpatia para com todos os que paravam para admirar e registrar. Nos espaços da garagem da prefeitura e do Clube Recreativo, foram distribuídos café da manhã e almoço para todos os congadeiros, ao mesmo tempo em que aconteciam apresentações livres na Praça do Rosário. Durante a tarde, os Ternos das cidades de Jesuânia, Conceição do Rio Verde, Lambari, Cambuquira, Heliodora, Espírito Santo Dourado, Campo do Meio e Ipuiuna, se reuniram em frente à igreja Senhor Bom Jesus para, um a um, saudarem e cumprimentarem o reinado, um dos pontos altos da celebração. Em seguida, o reinado saiu em cortejo pelas ruas da cidade seguido dos ternos em uma fila musical harmônica, colorida e coreografada, em direção a praça Princesa Isabel onde aconteceu a transmissão do reinado 2023/2024 no palco da festa. O momento contou com a presença de autoridades municipais e convidados, autoridades religiosas, além das famílias dos membros da corte que estiveram presentes em todos os momentos deste dia. Foi cantado e tocado uma belíssima música sobre Jesuânia, a Terra das Congadas, e como é esta tradição tão marcante e presente.

Abrindo o espaço de falas, o Capitão das Congadas, Tião Grilo, representando todos os congadeiros presentes, recebeu uma homenagem do locutor Adriano sobre o legado que deixará para Jesuânia, pelos anos dedicados a cultura das Congadas. O vereador e presidente da Câmara Alessandro agradeceu aos envolvidos na realização do evento e o prazer que é reencontrar pessoas queridas nesta festa. Também mencionou sobre o projeto de lei que torna Jesuânia a terra das Congadas, informação esta que foi contada com mais detalhes pelo vereador e General das Congadas, Agnaldo. “É a primeira cidade do Brasil a ter a identidade cultural Jesuânia terra das Congadas”, mencionou. Dando ênfase à origem religiosa das congadas, rezou juntamente ao público a oração do Pai Nosso e da Ave Maria. Daniel, integrante da Comissão de Congadas, em seu discurso de fala, agradeceu a todos os que contribuíram para tornar esta festa possível. “A união faz a força e, juntos, pudemos proporcionar esses dias de fé e muita diversão”, disse.

Daniel Major, da cidade de Candeias, parabenizou à população jesuanense pelo carinho e acolhimento. O Secretário de Esporte, Cultura e Lazer Flávio, cumprimentou os ternos de congada que se fizeram presentes e resumiu o evento a uma palavra: sucesso. Também mencionou sobre o recorde de público atingido com o show de Hugo e Thiago, mostrando a força desta festa. O chefe do executivo, José Laércio, comentou o prazer que é receber os ternos de congadas de cidades vizinhas e fez o convite para que todos retornem para o próximo ano. Também fez um agradecimento especial ao Tião Grilo, figura tão importante desta celebração. A realeza também se pronunciou na ocasião, com o Príncipe Arthur e o Rei Miguel fazendo o agradecimento a todos que estavam presentes.

Seguindo a tradição, foi feita a transferência das coroas para o reinado de 2024 composto pela Princesa Helena, Príncipe João Lucas, Rainha Ana Beatriz e Rei Davi, que receberam as palmas e as saudações de todos e carregarão este importante e simbólico título até a festa do ano que vem. Ao final da cerimônia, foi oferecido um jantar aos congadeiros e a dupla Felipe e Nicole encerrou a noite.

A segunda-feira, último dia da festa, teve show com Tião Ribeiro e João Fabiano durante a tarde. A noite houve terço dos homens e cerimônia de descida do mastro de São Pedro em direção a residência do Sr José Raposo de Oliveira e Terezinha Maria de Oliveira. Pela última vez, ocorreu o Desfile de Ternos e encerramento da festa das Congadas que, superando as expectativas, concluiu com maestria mais uma de suas edições.

 

Por Sidney Franco