“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

A Prefeitura de Belo Horizonte aderiu à Semana de Mobilização em Saúde Bucal nas Escolas com a intensificação dos cuidados ofertados nas escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs) da capital. Haverá atividades educativas, com demonstrações de técnica de escovação correta, além da avaliação de alunos para verificar a necessidade de acompanhamento ou tratamento.

O objetivo dessa semana de mobilização é conscientizar profissionais que atuam nas unidades e estudantes sobre a importância da higiene bucal, principalmente das crianças, além de promover a prática de hábitos saudáveis e a prevenção de doenças. É importante destacar que a Prefeitura de Belo Horizonte mantém, durante todo o ano, essas ações nas instituições de ensino municipais, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

No último ano, considerando somente a saúde bucal, foram cerca de 196 mil alunos atendidos durante as 4,9 mil ações realizadas nas nove regionais da capital. Em Belo Horizonte, o PSE é implementado de forma interdisciplinar entre as secretarias municipais de Saúde e Educação e segue um cronograma de ações que envolvem educação em saúde, promoção da higiene bucal e identificação de fatores de risco.

As estratégias contemplam a capacitação dos professores e a realização de atividades pedagógicas integradas. Além das atividades rotineiras do programa, também são realizados debates, oficinas, exibição de vídeos e apresentações teatrais.

Com as informações da Prefeitura de Belo Horizonte

Foto: Divulgação / PBH