“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O mês mundial de combate ao câncer de próstata foi o tema de uma palestra realizada, nesse sábado (25), na Igreja Comunidade da Paz, em Baependi. O evento contou com a presença do Médico Especialista em Clínica Médica e Residente em Oncologia, Doutor Iago Santiago.

Anualmente, a campanha Novembro Azul busca conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde, principalmente na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata — o segundo mais comum entre os homens.

Estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estimam cerca de 71 mil novos casos diagnosticados em 2023. A doença é reconhecida por sua fase inicial de evolução silenciosa, na qual muitos pacientes não manifestam sintomas aparentes.

Entretanto, quando os sinais surgem, podem incluir dor ao para urinar, necessidade de urinar com maior frequência durante o dia ou à noite, presença de sangue na urina ou no sêmen, entre outros.

Exames de PSA e toque retal identificam o tumor na fase inicial, aumentando as chances de cura. A idade para iniciar os exames de rastreamento varia, mas geralmente começa por volta dos 40 ou 50 anos, especialmente para indivíduos com histórico familiar de câncer de próstata.

Com as informações da Igreja Comunidade da Paz de Baependi e INCA

Fotos: Igreja Comunidade da Paz de Baependi