“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O helicóptero Arcanjo de Varginha do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) foi acionado nesse sábado (20), para atuar no resgate de um homem de 42 anos, que caiu de paraglider na Serra da Mantiqueira, em Itamonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local era de difícil acesso e próximo a rampa de decolagem.

Ainda segundo a corporação, a vegetação densa dificultou a localização da vítima, mas após encontrá-la, o comandante da aeronave fez um voo pairado e desembarcou um operador aerotático em uma clareira próxima.

O operador caminhou até a localização da vítima e realizou o primeiro atendimento, onde foi verificado que ela estava com hipotermia e hipoglicemia, sem fraturas aparentes, mas com muitas dores no corpo.

Após realizar os procedimentos de protocolo de Atendimento pré-hospitalar, o homem foi levado para a clareira e embarcada no helicóptero Arcanjo que decolou com destino a São Lourenço. A vítima foi deixada sob cuidados do médico da USA/SAMU para prosseguir até o hospital.

As operações do SAAV – Suporte Aéreo Avançado de Vida, são resultado da parceria firmada entre o Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais, SES-MG e SAMU.

No próximo dia 28 de abril, o SAAV completa 8 anos de implantação no Sul de Minas e conta com uma aeronave modelo Esquilo AS 350 B2, que trouxe mais qualidade e agilidade para o atendimento médico na região.

O serviço já realizou diversos atendimentos de urgência de alta complexidade, com necessidade da intervenção do transporte aéreo. A aeronave possui uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) completa, e a equipe é altamente qualificada, com treinamento especializado para fornecer todos os tipos de atendimento.

Com as informações e fotos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais