“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Os cafés de Minas Gerais, especialmente os de Conceição do Rio Verde, alcançaram o mais alto patamar do setor no último fim de semana. O café conceiçoense foi eleito, no dia 28 de outubro, como um dos melhores do Brasil durante o Cup of Excellence.

A premiação elege os produtos com maior qualidade sensorial do país em degustações feitas às cegas por juízes de dez países diferentes. A competição aconteceu em Três Pontas e contou com mais de 600 amostras do produto que é o queridinho do mineiro.  Desse total, 40 chegaram à fase final e concorreram a três categorias: via úmida, via seca e uma via.

A Fazenda Rio Verde, localizada em Conceição do Rio Verde, venceu em duas categorias: de via úmida, que envolve cafés cereja descascados, despolpados ou desmucilados, onde obteve a nota mais alta de todas as categorias, e de uma via, categoria que entra pela primeira vez na competição e que se destina a grãos que passaram por processo de fermentação induzida. Já a categoria via seca foi vencida por produtores paulistas.

O concurso internacional é o mais respeitado do setor no mundo. No Brasil, ela é organizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (ABCE) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

Com informações do G1 Sul de Minas e Folha de São Paulo

Foto ilustrativa/ Pixabay