“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Como parte do IV Festival de Inverno de Caxambu 2023, o IV Festival de Queijo, Café e Cachaça teve mais uma edição marcante, reunindo cidadãos caxambuenses e visitantes para prestigiarem este delicioso evento que valoriza a produção local e tudo de melhor que ela tem a oferecer. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Caxambu, sendo realizada de quinta-feira (20) até o domingo (23).

Na quinta-feira (20), abrindo o Festival, houve shows musicais com Vanderson Lopes e Tortorello Jazz Band, reunindo grande público apreciador de boa música. Na sequência, o maestro e compositor Wagner Tiso, acompanhado pelo músico Dudu Lima, se apresentou no palco e encantou a todos os presentes. Na sexta-feira (21), Luciano Cachorrão e Raul Junior ficaram a cargo de animar o evento como atrações musicais. O sábado (22) contou com as apresentações de Marcio Goes e a Banda Raro Efeito, que embalaram a noite e colocaram todos para curtir o evento.

Já no último dia, domingo (23), durante a tarde, aconteceu o Encontro de Folia de Reis de Caxambu e Região, realizado pela Secretaria de Turismo e Cultura de Caxambu. A Diretora de Cultura, Ângela Arantes, informou que o evento faz parte das ações de difusão da tradição da cultura popular e salvaguarda da Folia de Reis do município. O evento aconteceu na Praça Arlindo Gonçalves de Melo – Praça da Policlínica e depois seguiu em cortejo pelas ruas da cidade para a Praça 16 de Setembro, onde cada Companhia de Reis fez sua apresentação.

Estiveram presentes as Companhias de Reis de Caxambu, Estrela Guia do bairro Caxambu Velho, Os Filhos de Maria do bairro Novo Horizonte, Estrela Brilhante do bairro do Bosque e Estrela do Oriente da cidade de Baependi. As Folias de Reis são manifestações culturais e religiosas, uma festa popular e tradicional, que traduz toda a Mineiridade.

Durante a noite, Valeria Cristina e Daniela Paiva e Banda Sequência Aleatória encerraram o evento, com aquele gostinho de “quero mais”.

O corredor de estandes que se formou no espaço foi preenchido pelo o público, que pôde conferir de perto todos os produtos expostos durante o festival. Entre as iguarias estavam licores, cachaças, queijos, doces, geleias, caldos, cafés entre muitos outros. O artesanato também esteve presente através de tapetes, toalhas e biscuit. A edição deste ano surpreendeu pela diversidade, beleza e sabor dos produtos.

Além de toda a programação musical e estandes, o evento também contou com a X Exposição Nacional de Orquídeas. Um verdadeiro espetáculo visual de cores, que encheu os olhos de todos aqueles que prestigiaram a exposição de orquídeas de diversos tons e tamanhos, surpreendendo até mesmo aqueles que nunca tiveram a flor em suas casas.

O IV Festival de Queijo, Café e Cachaça foi mais um demonstrativo de todo o potencial que Caxambu possui de realizar eventos que estimulam a cultura local, bem como de reunir público de diversos lugares, idades e gostos que, em sintonia, tornam festivais como este cada vez maiores, melhores e mais atrativos.

Com informações e fotos: Prefeitura Municipal de Caxambu