“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

No sábado, 24 de junho, foi finalizada em Atenas, na Grécia, a competição internacional de World Barista Championship (WBC). O brasileiro Boram Um, da cafeteria Um Coffee Co., venceu a competição de melhores baristas do mundo.

A disputa acontece desde 2000 e o Brasil venceu a competição pela primeira vez. Em 2007, a brasileira Silvia Magalhães tinha ficado em sexto lugar.

Os participantes tiveram 15 minutos para preparar 12 cafés, sendo quatro com leite, quatro expressos e quatro que representassem a assinatura própria dos competidores.  O mestre de cerimônia da premiação foi o famoso cafeólogo e CEO da Latitude Grand Cru Coffes, Edgard Bressani. Segundo ele a apresentação de Boram foi “impecável”.

Foi apresentado pelo barista um blend de arábica produzida em sua fazenda em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, com outro arábica da variedade gueixa, do Panamá.

O irmão do campeão Boram Um, Garam Um, participou da categoria World Brewers Cup (WBrC), onde é eleito os melhores baristas no preparo de cafés coados. Garam Um ficou em terceiro lugar, o melhor resultado que o Brasil também já alcançou na competição, já que a antiga colocação era em quinto.

Com informações Globo Rural

Foto: World Coffee Championships / reprodução Instagram