“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Com o objetivo de formar os alunos dos 4º anos municipais em “conscientizadores” ambientais, foi realizado um evento, na última sexta-feira (1º), em Caxambu. A secretária de Meio Ambiente, Helena Luísa, foi a responsável por abrir a solenidade, abordando a importância do papel das crianças para o município e o meio ambiente.

Seguindo a programação, o evento iniciou com o diretor de Áreas Verdes e geógrafo, Evander Gonçalves, contando sobre o lançamento do Inventário Arbóreo da Praça 16 de Setembro, que acontecerá em 2024. Na sequência, Fernando Cotúlio falou sobre o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA, explicando sua função e sua representação em Caxambu.

Já o coordenador de Pareceres e Apoio Administrativo, Dr. Marcelo Ribeiro, discorreu sobre o Direito Ambiental, enquanto a engenheira ambiental e diretora de Saneamento Ambiental, Bruna Bozzola, contou uma história sobre a importância de valorizar o lugar em que a comunidade está inserida.

A quinta fala foi do estagiário de Engenharia Ambiental, Lucas Bueno, que explicou a função da secretaria de Meio Ambiente e o papel que as crianças têm no mundo para preservação do meio ambiente.

O evento foi finalizado com a participação da Polícia Militar Ambiental, representada pelo Sargento Marco Aurélio e Cabo Paulo César, que explicaram o papel da Policia Ambiental e responderam várias perguntas das crianças. Durante a solenidade, ficaram expostos desenhos infantis, animais empalhados e artigos apreendidos da Polícia Ambiental.

Ao final, os alunos receberam um kit com sementes de girassol para formalizar a formação em “conscientizadores” ambientais, para plantar e ver germinar a semente que cultivaram durante todo o ano.

Ao longo deste ano, a secretaria de Meio Ambiente promoveu 36 palestras nas escolas municipais, realizou os projetos Horta nas Escolas, Mel entre Flores, Adotando um Cantinho, Monitoramento Ambiental entre outros. Ainda de acordo com a Prefeitura de Caxambu, as ações continuarão em 2024.

Com informações e fotos da Prefeitura Municipal de Caxambu