“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Um presente do Ecossistema Literário a Minas Gerais e ao Brasil

E o Ecossistema Literário Sul-Mineiro brinda Minas Gerais e o Brasil com a mais nova ACADEMIA FEMININA DE LETRAS, um extraordinário sodalício – presente cultural e social, com a finalidade de trazer à tona pedras preciosas e pérolas da Literatura, tão raras quanto especiais, incrustadas nas sombras e segredos das Serras, nas franjas da Mantiqueira. Pelos vales pré-históricos, deita-se e serpenteia o mar verde-azulado das montanhas mineiras, no magnífico e apaixonante show visual de “ondas”, que embriagam de beleza o turista e o viajor.

            O que por demais nos orgulha, no evento da chegada da nossa AFESMIL é, indubitavelmente, o Patrimônio Lítero-Cultural feminino, arraigado ao solo-coração mineiro, a revelar timidamente, ao longo do desfile de décadas e séculos, a extraordinária beleza da Poesia e Escrita Femininas, de resplendor inigualável nos Céus da Literatura Brasileira!

            A cidade-sede, que abriga a AFESMIL, é Poços de Caldas, a qual se encontra em preparo para candidatar-se como Cidade da Literatura, na UNESCO, (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na Rede de Cidades Criativas. Em tempo: o Ecossistema Literário organizou também mais 17 entidades literárias, comunidade cultural em processo de regionalização e intercionalização junto à  UNESCO.

           Por – Iná Brasílio  – Membro da AFESMIL