“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

“Sinto a minha Língua roçar a Língua de Camões…” (Caetano Veloso)

A Língua Portuguesa é o idioma falado por mais de 265 milhões de pessoas ao redor do Mundo.

Dada esta tal importância, tem seu dia celebrado a 5 de Maio de cada ano, desde 2009. É quando comemora-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona.

            A data foi oficializada em 20 de julho de 2009, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com os objetivos de promover o sentido de comunidade e pluralismo dos falantes do Português.  Foi promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (UNESCO) e é comemorada nos países que têm o Português como língua oficial: Portugal, Brasil, Moçambique,  Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe  e Timor Leste.

Na mesma data, a UNESCO, em sua 40a Conferência Geral, proclamou o dia de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

O Brasil exibe orgulhoso o seu Museu da Língua Portuguesa, uma maravilha dentre todas as maravilhas brasileiras, a deixar boquiabertos todos os visitantes que por ali passam. O arrojo da modernidade linguística ali estampada é o top do tema Língua Portuguesa! Situado na Estação da Luz, em São Paulo, é o 1º Museu com as características que lhe são peculiares e que tanto orgulham a quem se concede a felicidade de conhecê-lo. Exibe, de forma inigualável, a História e a Evolução da Língua Portuguesa até nossos dias, em um show memorável de Arte e Beleza.

O premiado arquiteto e urbanista Pedro Mendes da Rocha foi o responsável pelo desenvolvimento do projeto original do Museu da Língua, junto com seu pai, e foi quem  fez as adaptações necessárias idealizadas na ocasião para transformá-lo em motivo de orgulho nacional.

Museu da Língua Portuguesa foi uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Instalado na histórica Estação da Luz, no centro da cidade de São Paulo o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em março de 2006. O lugar escolhido para abrigá-lo tem importância histórica para São Paulo: a Estação, inaugurada no século XIX, a qual era um dos principais locais de passagem de imigrantes que chegavam ao Brasil.

O arrojo da modernidade linguística ali estampada em Arte é o top do tema Língua Portuguesa. É o 1º Museu com as características que lhe são peculiares e que tanto encantam a quem se concede a felicidade de conhecê-lo!

A língua é nossa mãe. O Museu da Língua Portuguesa cuida de todos os aspectos da língua escrita, falada, da língua dinâmica, a língua da interação, a língua do afeto, a língua do gesto; é de tudo isso este Museu vai cuidar.”

(Gilberto Gil)

Por: Iná Brasílio