“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Na ocasião foram apresentadas as perspectivas para retomada do Turismo no Sul de Minas Gerais

A subsecretária de Estado de Turismo, Milena Pedrosa, esteve em Caxambu na última sexta-feira, 9 de julho. A visita faz parte de uma agenda organizada pela Associação Circuito das Águas. Ela foi recebida pelo prefeito Diogo Curi e pelo secretário de Turismo e Cultura Filipe Condé e também presidente da Associação Circuito das Águas. O encontro iniciou pela manhã com uma visita ao Parque das Águas de Caxambu onde a Subsecretária de Estado de Turismo conheceu de perto os ativos da Codemig.

Em seguida a subsecretária participou da inauguração no Museu de Caxambu da exposição “A imigração alemã no Brasil: Memórias e histórias da família Levenhagen em Caxambu”. 

Logo aconteceu uma reunião, no Hotel Caxambu com os Prefeitos da região pertencentes as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) Circuito das Águas e Circuito Terras Altas da Mantiqueira e municípios integrantes da Associação da Microrregião das Águas (AMAG), onde foram debatidas ações para a retomada do turismo no Circuito das Águas, ações de marketing e comercialização do produto regional.

Perspectivas para retomada do Turismo no Sul de Minas Gerais

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, fez a abertura da reunião, por videoconferência

Na reunião foi realizado um levantamento das principais demandas do setor nos municípios da região. O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, fez a abertura da reunião, por videoconferência, e falou sobre a importância da integração entre os municípios para fortalecer o turismo que é um importante setor para desenvolvimento social e econômico na região. “O turismo está em primeiro lugar no desejo dos brasileiros, superando o desejo da casa própria, e estamos para viver um momento nos próximos meses, de uma tendência forte de crescimento vertiginoso do turismo”, destacou.

O secretário ainda reforçou que “Investir em marketing é fundamental para a atração turística de Minas Gerais, que há mais de uma década Minas não faz uma ação efetiva, isso é muito importante,  visto que nós temos hotéis, nós somos e temos tendência, 62% das pessoas que hoje buscam turismo, buscam os lugares abertos, e Minas Gerais em especial por tudo que oferece, e ainda, alinhavado pela “Cozinha Mineira”, todos esses elementos, paisagens, água, meio ambiente, ciclismo, turismo de aventura e cachoeira”, para o secretário de Estado esses elementos torna Minas Gerais como grande potência do turismo por oferecer o que é a tendência para o turista.”

O presidente Circuito das Águas, Filipe Condé, e também o secretário de Turismo e Cultura de Caxambu, ressaltou a importância da visita da subsecretária e as ações realizadas. “Essa Iniciativa de vinda e visita da subsecretária de Turismo do Estado, é uma das nossas iniciativas, no processo de retomada do turismo alinhado ao programa Reviva, o qual o circuita das águas faz parte, e faz aos municípios a implementação dos protocolos sanitários com Selo do Turismo responsável das ações de difusão e preparação do destino, através de matérias e ações jornalísticas de divulgação, como também a preparação dos municípios no processo de retomada do turismo. Essas são as ações em que trabalhamos de forma incisiva de articulação institucional”, explicou, o presidente Circuito das Águas Filipe Condé. 

O presidente Circuito das Águas, Filipe Condé, e também o secretário de Turismo e Cultura de Caxambu,

As visitas e ações, que são organizadas pelo Circuito das Águas, são importantes porque elas colaboram no processo de tomada de decisão contribuem com as ações dos comitês locais dos municípios e fazem com que a região tenham um alinhamento especifico sobre os processos de retomada.  Dentre as preparações pautadas estão “as ações na preparação do destino para o processo de retomada do turismo como um destino seguro, com os espaços abertos amplos, os hotéis, a preparação dos bares e restaurantes, em breve quando tivermos 70% das pessoas imunizadas, irá se fazer a volta gradual dos eventos”, reforçou, o presidente do Circuito das Águas.

De acordo com a subsecretária de Estado de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa, com a avanço da vacinação o turismo terá sua retomada gradual de forma segura, não existe uma previsão exata, mas o segundo semestre será ótimo para a retomada. “O Circuito das Águas, é um circuito antigo da nossa política de regionalização, tem uma potência enorme para o turismo, estou muito encantada com a região com os parques, com tudo que tem a partir das novas tendências do turismo pós pandemia, que é o turismo de natureza, de aventura, de experiência e de bem – estar”, afirmou, a subsecretária Milena Pedrosa.

Subsecretária de Estado de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa

“Estou impressionada com Circuito das Águas, que tem a ver com as novas tendências e com o ‘Projeto Reviva’, que é direcionado a retomada ao turismo de forma gradual e segura de acordo com o ‘Minas Consciente’. Essa potência enorme viemos ver de perto para cada vez mais apoiar, e juntos com o Circuito das Águas, para fortalecer o turismo em nosso estado”, salientou a subsecretária Milena, ao elogiar a região, ela também destacou, que o turista vem em busca além de todos os elementos ofertados pela região, eles buscam o modo do mineiro de recepcionar, buscam nossa “Mineiridade”, e isso, é singular de Minas Gerais.

A gestora do Circuito das Águas, Ane Souza, destacou a união entre os munícipios para assim melhorar o turismo no contexto regional, “a importância das estâncias de governanças no turismo, para que a gente possa fortalecer o nosso trabalho em equipe de desenvolver o turismo de forma organizada, qualificada e de modo que atenda a todos, porque acredito já termos superado o mito, de que os municípios são concorrentes, quando na verdade, nós nos complementamos. Então, quando trabalhamos com os municípios unidos eu consigo manter o turista na região por um período de tempo maior”, confirmou a Gestora, Ane Souza.

Gestora do Circuito das Águas, Ane Souza

O prefeito de Caxambu, Diogo Curi, falou sobre a necessidade de elaborar estratégias conjuntas para a retomada das atividades turísticas no Sul de Minas, com o objetivo de criar consciência coletiva, o prefeito de Caxambu fez um pedido, a todos os prefeitos presentes que dessem a prioridade em aproveitar, todo o apoio que a Secult trouxe com a visita da subsecretária Milena Pedrosa.

O prefeito de Caxambu, Diogo Curi

Ao final da visita da Subsecretária de Estado de Turismo e Cultura, Milena Pedrosa, os prefeitos que participaram fizeram seus pedidos diretos que serão levados para viabilidade ao governo estadual. O secretário de Estado de Turismo e Cultura, Leônidas Oliveira, ainda fará uma agenda de visitas na segunda fase do projeto de retomada ao turismo.

Confira as fotos do evento em nossa página de Facebook nos links abaixo:

https://www.facebook.com/media/set/?vanity=JornalPanorama3&set=a.2993882087605458

https://www.facebook.com/media/set/?vanity=JornalPanorama3&set=a.2993885177605149

https://www.facebook.com/media/set/?vanity=JornalPanorama3&set=a.2993888440938156

Por: Nara Almeida