“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Uma programação religiosa e festiva foi montada para receber os fiéis e visitantes

É chegado o mês de setembro, época muito aguardada pela população serranense que celebra com fervor sua tão querida padroeira, Nossa Senhora do Bom Sucesso. A Tradicional Festa da Padroeira contou com uma programação religiosa que se iniciou no final de agosto e se estendeu durante a primeira quinzena de setembro, além de shows musicais que agitaram o final de semana.

O Jubileu de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Rainha e Padroeira de Serranos, comemorou o Jubileu de 183 anos de elevação canônica da paróquia e 298 anos de evangelização, começando no dia 27 de agosto e se encerrando no dia 08 de setembro. Do dia 27 ao dia 04 houve o novenário, onde cada dia possuía um tema e um gesto solidário diferente, sendo presididos por párocos de toda a região. Dos dias 05 a 07 de setembro ocorreu o Tríduo Festivo, que antecedeu as comemorações do dia da padroeira.

O dia 08 de setembro, dia da Indulgência Plenária foi, como em todo ano, muito especial em todos dos sentidos. Logo pela manhã, às 10h, aconteceu a Santa Missa Solene na Matriz, presidida pelo Cônego José Douglas Baroni, Vigário Judicial da Diocese, marcada pela descida da imagem da padroeira e com a presença da família festeira deste ano. Este é um dos pontos altos da festividade, pois a imagem de Nossa Senhora desce de seu admirável altar para se fazer presente no meio de seus filhos, que se enchem de alegria e se emocionam com a sua calorosa presença. Durante a celebração, houve um momento histórico para a comunidade de Serranos, a inscrição no livro de tombo da imagem tombada de Nossa Senhora do Bom Sucesso. A Coordenadora da Comissão de Patrimônio, primeira-dama Kaká, realizou a assinatura no livro na presença do Padre da Paróquia, Padre Guilherme, que proferiu algumas palavras. “Um gesto simples, mas um gesto simbólico para que toda a nossa comunidade aprenda a cada dia dar valor ao que tem”, mencionou o pároco. Kaká também teve seu momento de fala, de agradecimento, direcionado ao Padre Guilherme. “Isso é grande mérito do senhor, que tanto preocupa não só com a casa da mãe mas com a história de Serranos”, proferiu Kaká. Outras duas imagens também foram tombadas pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, sendo elas a de São Sebastião e do Sagrado Coração de Jesus. Após o encerramento da celebração, a Corporação Santa Cecília realizou uma belíssima apresentação, coroando o momento.

Ainda no dia 08, durante a noite, houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo da Diocese, Dom Pedro Cunha Cruz.  A procissão luminosa levou a fé da igreja matriz às ruas da cidade, que se encheu com o calor das centenas de pessoas que acompanharam o trajeto da padroeira, em seu andor enfeitado, levando bênçãos a todos que ali se encontravam. A luz das velas se estendeu aos céus com o espetáculo de fogos de artifício, iluminando a noite de sexta-feira com diversas cores.

A festa ainda contou com a atrações musicais, para o público fã de boa música. Na quinta-feira (07), feriado da Independência, o grupo Mamão Papaia abriu os festejos levando o melhor do forró e do arrasta-pé. Na sexta-feira (08), foi a vez da talentosíssima Paula Mattos cantar e encantar a todos com sua voz e presença marcantes. E no domingo (09), o cantor e compositor Diogo Lolobrigida encerrou os trabalhos com muito sertanejo para a galera cantar e dançar junto.

Paralelo a tudo isso, faz-se importante mencionar a programação social da festa da padroeira. A quermesse esteve presente durante o novenário com barracas de comidas, bebidas e doces além do leilão de prendas e assados, o tradicional bingo e também a lojinha contendo lembrancinhas de Nossa Senhora do Bom Sucesso. O leilão de gado, que também é tradicional, foi realizado neste ano de 2023, integrando o cronograma de arrecadação, juntamente à rifa que será vendida até o dia 12 de outubro, em benefício do sustento da paróquia e da revitalização do Centro Pastoral.

A Tradicional Festa da Padroeira de Nossa Senhora do Bom Sucesso deste ano foi um resgate às raízes do município, o início de uma nova trajetória que caminha em direção a um futuro, porém, sem perder aquilo que é da terra, fragmentos de uma história rica rumo a um amanhã em que a população possa se fazer mais presente e participativa, mantendo viva a essência deste povo que em qualquer situação, mantém sua fé inabalável e não deixa de agradecer aquela que traz felicidade, bom acontecimento e bom sucesso a todos os seus devotos.

Por Sidney Franco