“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Na data de 17 de novembro, o município de Olaria foi palco de um evento inovador, a 4 ª Rota do Conhecimento Legislativo – Encontro Regional de Vereadores, na sede da Câmara Municipal. O evento foi uma realização da Câmara junto a ABRACAM (Associação Brasileira de Câmaras Municipais), proporcionando um espaço interativo com o objetivo principal de promover integração e atualização dos sistemas, bem como profissionalizar os edis e os servidores do Legislativo.

O evento contou com um total de quatro palestras, sobre Modernização das Câmaras Municipais; Ouvidoria; A Importância de Atualizar a Lei Orgânica e a Prática do Processo Legislativo. Abrindo os trabalhos, o CEO da empresa Governo Web, Farlei Franco, trouxe à tona a necessidade das câmaras de otimizarem as ações e serviços realizados por meio da implementação de um sistema digitalizado, contribuindo para a redução de consumo de papel e arquivamento de arquivos. “O nosso objetivo aqui é esse. Fazer com que a Câmara seja o mais transparente possível”, mencionou Farlei.

Uma pausa para um café especial antecipou a próxima palestra, realizada pelos representantes da Compliance Advisory Brasil, Emerson Cruz e Angélica. A CAB apresentou aos presentes algumas ferramentas de soluções financeiras e otimização tributária, visando atender demandas e qualificando os times e seus respectivos negócios. Atuando em todo território nacional e países fora do Brasil, a empresa possui experiência no ramo e pôde compartilhar ações e resultados exitosos.

Em seguida o presidente da ABRACAM, Rogério Rodrigues, assumiu lugar de destaque para falar de dois assuntos relevantes, a Lei Orgânica e Prática do Processo Legislativo. A ABRACAM atua em todo o país com a proposta de fortalecimento do Poder Legislativo, garantindo uma prestação de serviço de excelência e visando o bem-comum. Rogério pontuou os aspectos políticos que regem o município, dos quais a população pode se beneficiar desde que os instrumentos de ajuda ao Poder Público sejam utilizados de maneira eficaz e eficiente.

Em suma, a 4 ª Rota do Conhecimento Legislativo caracterizou-se como uma possibilidade abrir novas portas, dar novos rumos ao papel que uma Câmara Municipal desempenha e aproximar cada vez o Legislativo dos munícipes, de forma a atender demandas e contribuir para o correto funcionamento das diretrizes que regem um povo.

Por Sidney Franco