“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Sempre acreditei que sabia refletir.
Imaginava na minha concepção que era ficar pensando no que ocorreu e como me afetou . Agora percebo que praticava errado.

E na verdade, refletir é desviar da forma primitiva, provocando uma manifestação de pensamento totalmente contrária a anterior.
Se houve reflexão, tem de haver mudança. Caso contrário, a pessoa não conseguiu transcender seus pensamentos primitivos.

Seria como se você pensasse em soltar um elástico que esta na sua mão, como quando o esticamos o máximo que podemos sem soltarmos a outra extremidade, se ponderar bem, saberá que ele voltará com maior força e irá te machucar. Isso é refletir.
Antes eu apenas ruminava pensamentos, sem fazer uma reciclagem, ficava ali andando em círculos intermináveis. E o pior que me considerava top.
Mas como já falei em outros textos meus, o amadurecimento emocional é essencial para que possamos tomar novas atitudes.
Revendo antigos hábitos, muitas vezes nada saudáveis, para outros mais adequados e que irão trazer melhores resultados futuros.

E com essa decisão, pesquisei, muito e, um autor , ou melhor guru me encantou, OSHO, aprendi muito com os livros dele.
Um dos maiores aprendizados que tirei foi de nunca atribuir a responsabilidade da minha vida a terceiros.
E o seu maior ensinamento é justamente o da auto responsabilidade.
Uma das coisas que ele prega e que me fez repensar foi sobre a felicidade. Ele disse que para sermos felizes precisamos ser responsáveis.
Que é mais fácil ser infeliz, pois na infelicidade sempre culpamos alguém. Mas na felicidade não. Ela tem que ser conquistada por nós mesmos.

Então, voltando a palavra do tema de hoje, refletir passou a ser um hábito saudável em meu dia a dia.
E sei que realizei um bom trabalho quando termino minhas reflexões e percebo que passei a ter um novo olhar, uma nova perspectiva.
Que não estou mais ruminando as coisas que aconteceram, mas que passei a ver uma maneira de interagir, de resolver algum conflito ou mesmo uma decisão de negócios.
Sem culpar ninguém e assumindo minha responsabilidade nas situações.
Isso é libertador. No começo a gente acha que não vai conseguir, mas quando menos percebemos, estamos lá tomando nossa vida nas próprias mãos.

O filme que me fez refletir sobre este tema foi The Batman , HBO MAX, que mostra nosso super herói numa versão mais Dark, sombria, onde ele irá buscar entender o porquê dos acontecimentos mais dolorosos de sua vida. E isso lhe fará refletir sobre suas atitudes e das pessoas que o cercam.

Me siga no instagram @licouto .