“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

O Conselho Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial de Lavras (CMPIR), promoveu um concurso de desenhos entre as escolas públicas do município, para a ilustração da capa do livro Estatuto da Promoção da Igualdade Racial de Lavras.

O tema foi “Um desejo infinito de vencer: o protagonismo negro pós-abolição” (DOMINGUES, Petrônio. 2011). Andresa Helena de Lima, que é presidente do CMPIR e professora, falou da importância do tema e do estatuto: “Pensar na população negra para além da abolição, como que o negro foi protagonista das ações. A gente conquistou a liberdade com a abolição, mas liberdade sem direito não é liberdade. Continuamos lutando pelo direito à vida, saúde e educação”.

O concurso foi dividido em duas categorias, do 6º ao 8º ano do ensino fundamental e do 9º ano ao 3º ano do ensino médio. Foram mais de 60 desenhos e 4 estudantes foram premiados para ilustrar a capa do livro do estatuto.

Ensino Fundamental
1º Camille Mendonça da Silva – E.E. Cinira Carvalho
2º Nellyson Antônio Salatiel – E.E Cristiano de Souza

Ensino Médio
1º Leticia Carvalho Pereira – E.E. Cinira Carvalho
2º Wallace Reis Dilciney de Souza – E.E Cristiano de Souza

Camille da Silva se inspirou em figuras famosas da atualidade que são negras.

Nellyson Salatiel disse que na hora de desenhar pensou em pessoas fortes que não têm medo de ser quem elas são. Que pensa só em vencer e não liga para o que os outros acham delas.

Letícia Pereira pesquisou fotos na internet de pessoas negras e que se formaram na faculdade, para ter uma referência na hora de desenhar e ressaltou: “É muito bonito a gente ver a pessoa negra formada com diploma”.

A entrega dos prêmios contou com a participação de membros do conselho, da secretaria de Educação, professoras das escolas e familiares.

Para Andresa de Lima, é muito satisfatório a realização do concurso, para o incentivo da arte nas escolas e o conhecimento sobre a história e cultura do nosso país.

Fonte e fotos: Prefeitura de Lavras