“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Matéria atualizada: 25/10/23, às 10:55

Na manhã desta terça-feira (24), mães de estudantes se reuniram para pedir o fechamento das escolas municipais em São João del-Rei, após morte de três crianças e internação de outras quatro serem investigadas. A decisão foi acatada pelo executivo, e as instituições passarão por desinfecção e limpeza generalizada a partir desta quarta-feira, sem previsão de reabertura.  “Não é o problema solucionado, mas é uma medida cautelar que estamos buscando para atender, especialmente a preocupação de pais de alunos, que merecem todo esse carinho do município e essa atenção”, afirmou a assessoria.

Segundo informações do secretário de Saúde, Renê Marcos Fernandes uma das crianças internadas em São João del-Rei testou positivo para a bactéria Streptococcus A, mas ainda não há resultados sobre os outros exames. As quatro crianças internadas não possui nenhum grau de parentesco.

A Prefeitura informou que as mortes foram registradas nos últimos dois meses. As vítimas são três crianças, de 3, 9 e 10 anos de idade. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que o “município não está enfrentando um surto”, com suspeita de que as crianças tenham sido infectadas pela mesma bactéria.

O Streptococcus A é uma uma bactéria que normalmente causa problemas na garganta ou na pele e muitas pessoas carregam o micro-organismo sem apresentar qualquer sintoma. Mesmo assim, acabam transmitindo o Streptococcus para outras pessoas, que podem ficar doentes. A bactéria passa de uma pessoa para outra por meio do contato próximo ou através de tosses e espirros gerando surtos que na maioria das vezes acontecem em lugares como escolas e casas de repouso.

 

 

Com informações: portal de notícias G1

Foto: Pixabay