“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti durante o período chuvoso, a Prefeitura de Lavras promoveu, na última sexta-feira (12), um mutirão educativo orientando a população sobre os cuidados necessários para identificar e eliminar os criadouros nas residências.

A ação contou com a participação dos agentes de saúde, que ressaltaram a importância da colaboração da população para a proteção do comunidade na prevenção das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya).

Os sintomas dessas arboviroses são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

A orientação do Ministério da Saúde é para que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar acúmulo de inservíveis, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água, receber a visita do agente de saúde, são algumas iniciativas básicas.

Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, coloca os seus ovos.

Com as informações da Prefeitura de Lavras e Ministério da Saúde

Foto: Prefeitura de Lavras