“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Representantes da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) participaram do Encontro da Rede Urban95, em Recife (PE), nos dias 21 a 23 deste mês. O Encontro Urban95 reúne prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos das cidades que compõem a Rede para compartilhar experiências, aprender, ver e sentir como funcionam as políticas públicas e os serviços para a primeira infância da cidade sede do evento.

A programação do Encontro contou com momentos de trocas e lições aprendidas entre gestores sobre avanços e desafios na construção de políticas públicas para a primeira infância.

Segundo Raquel Guimarães, diretora de Planejamento da Fiscalização, “pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm, a altura média de uma criança de 3 anos, é convidar os gestores das diversas áreas de atuação a incorporar em suas ações projetos que promovam a inclusão, a mobilidade ativa e uma maior interação com os desafios que a rotina de uma comunidade traz, seja na perspectiva do meio ambiente, do espaço urbano, do trânsito, da educação, da saúde ou da assistência. A primeira infância, sem sombra de dúvidas, é uma pauta prioritária e intersetorial”.

A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. A PBH tem uma parceria importante em diversos projetos, sendo o mais recente a implantação do Urbanismo Tático no Bairro São Gabriel, com atividades e oficinas voltadas à comunidade e crianças para concepção do projeto.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Marlon Diego