“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Em uma cerimônia que na manhã da quarta-feira (8) reuniu na quadra coberta da E. M. Síria Thébit, no bairro Cristina, cerca de 70 adultos e 200 crianças, foi lançado em Santa Luzia o Projeto Novo Trilho, um programa socioambiental que busca conectar as comunidades levando educação ambiental e consciência ecológica, além de gerar renda por meio da transformação de resíduos.

O projeto é uma iniciativa da VLI Logística em parceria com as prefeituras, por meio das secretarias municipais de Educação. Em Santa Luzia participa também a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e a Associação de Catadores de Recicláveis de Santa Luzia – Ascaluz. Pela proposta do projeto, as crianças trazem para a escola materiais recicláveis (sobretudo latas de alumínio e garrafas pet) e essa entrega é recompensada na forma de benefícios à instituição, em produtos ou serviços, o que pode se traduzir em um kit de bolas novas, um passeio guiado ao cinema ou um lanche diferente.

Os materiais devem ser depositados em uma máquina coletora, de propriedade da Waste Bank, outra entidade participante, que ficará disponível à comunidade escolar durante o horário de funcionamento da instituição. “Os resultados do projeto dependerão da dedicação e do empenho dos alunos”, esclareceu a gerente de Sustentabilidade da VLI, Maria Clara Fernandes de Oliveira. O equipamento, futuramente, poderá ser disponibilizado também fora do ambiente escolar e recompensar em dinheiro as entregas, bastando que a pessoa abra uma conta bancária especial e esteja de posse de seu cartão.

Fonte e fotos: Prefeitura de Santa Luzia