“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Olaria esteve em festa durante os dias 31 de agosto e 03 de setembro com a realização do X Torneio Leiteiro que movimentou a cidade. A festa ficou marcada, além dos ótimos shows, pela ótima estrutura, organização e segurança.

O evento teve início na quinta-feira (31) com a apresentação da banda Os Tigres do Forró, que animou os presentes e deu o pontapé inicial nas festividades no município.

Já na sexta-feira (01) um momento de fé marcou o público presente com a celebração da Missa do Impossível e benção do Santíssimo Sacramento com o Padre Pierre Maurício e o Padre Tadeu Vieira, juntamente com a Banda Ministério Deus do Impossível. Os presentes se emocionaram, cantaram e rezaram juntos durante a celebração.

Após a celebração da missa, autoridades como prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de toda região estiveram presentes no palco principal do evento para fortalecer as parcerias e valorizar as amizades.

Durante a abertura oficial do Torneio Leiteiro, o prefeito de Olaria, Luizinho, destacou a importância do evento que valoriza ainda mais uma das maiores riquezas da região. O Chefe do Executivo agradeceu a presença das autoridades regionais que fizeram questão de marcar presença no torneio leiteiro e fortalecer as parcerias entre os municípios. Dentre os presentes destacam-se o vice-prefeito de Olaria Tiãozinho Alvim, a prefeita de Lima Duarte Elenice Delgado, prefeito de Seritinga Marco Antonio Mansur Moreira, prefeito de Bom Jardim de Minas Franscisco Mattos e Silva, prefeito de Arantina Edmar Luís de Oliveira, o presidente da Câmara de Olaria Rinaldo José de Paula além de representantes de outras autoridades da região. Ainda esteve presente no evento a deputada federal Delegada Ione, que destacou seu trabalho na região e principalmente pela cidade de Olaria.

Após a abertura do X Torneio Leiteiro, os presentes puderam aproveitar o show de Warley Vieira, que aqueceu e animou o público, para em seguida aproveitar o show das “brabas” Day e Lara, que agitaram a noite com sucessos como “Até Ex Duvida”, “Digitando” e o novo sucesso “EXquecEU”.

O sábado foi envolvente em Olaria, com as últimas ordenhas que ocorrem pela manhã, à tarde e à noite. Com a participação de 20 animais nas categorias Holandesa, Jersey e Mestiça, pertencentes a 14 produtores, o Torneio Leiteiro foi uma celebração completa ao produtor.

As raças e o potencial do momento revelaram grandes nomes, entre eles Luana, vaca holandesa com maior produção de sua categoria e na geral, além da vaca Aline, na categoria Mestiça. Do proprietário Zé Nilo e de seu filho Renato D’avila, os produtores destacaram sobre o nível do torneio e sua importância a todos. O destaque quanto aos animais e os cuidados também foram revelados pelos produtores que participam com frequência do torneio do município de Olaria.

Outro destaque no nível da produção leiteira foi da vaca Vivi, da categoria Jersey, do proprietário Josimar. O animal com cinco anos teve uma média de 47 litros/dia, um diferencial durante o torneio. Seu pico de lactação foi destaque, pela genética e seu período, pois já estava com 60 dias de parida. O proprietário Josimar participou pela primeira vez do Torneio e gostou do que puderam vivenciar.

O show de Alex Rodrigues iniciou a grande noite de alegria, com os hits mais dançantes do momento. Após foi a vez de Pedro Paulo e Alex fazerem todos os milhares de presentes vivenciarem uma alegria completa. Com um show de mitos ritmos e dançante, PPA agitou Olaria. Fechando a noite, os Primos do Forró levaram o público até altas horas aproveitando toda a festa.

O domingo, 03, fechou o X Torneio Leiteiro de Olaria com o Encontro de Carros Antigos, com a participação de veículos do município e da região. A premiação dos produtores também foi destaque, onde os participantes receberam prêmios em dinheiro e troféus. Os primeiros lugares receberam premiações e foi um grande momento de celebração.

E finalizando toda a festa, a Banda ABM22 e Forró Mineiro fizeram a festa ficar ainda mais marcante e inesquecível em Olaria.

 

Vaca Holandesa

1º lugar: Luana – Ze Nilo (206,440 kg)

2º lugar: Jussara – Flavia (177,200 kg)

3º lugar: Bardira – Manoel Machado (154,000 kg)

 

Vaca Jersey

1º lugar: Vivi – Josimar (137,030 kg)

2º lugar: Gemada – Diogo Moura (108,310 kg)

3º lugar: Debora – Carlos Jose (106,595 kg)

 

Vaca Mestiça

1º lugar: Aline – Ze Nilo (163,620 kg)

2º lugar: Joana – Ze Nilo (138,930 kg)

3º lugar: Gloria – Ze Nilo (136,280 kg)

 

Grande Campeã

Vaca Luana – Ze Nilo

Por Tiago Carvalho e Priscila Silva