“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO

SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA”

Na tarde de quarta-feira, 24, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma equipe do Tele Saúde da UFMG e membros do Ministério da Saúde vindos de Brasília para conhecer o serviço de espirometria oferecido pelo município e que é referência no Estado.

O intuito da visita foi conhecer o modelo de trabalho desenvolvido em Caeté, em conjunto com o Estado, para poder usar como referência para implantação em todo o país. Segundo o Secretário de Saúde Alisson Marques, “antigamente tínhamos uma vaga por mês em Belo Horizonte e, após a implantação do serviço humanizado no município, acabamos com a fila de espera, melhoramos a qualidade de vida e proporcionamos uma saúde plena para os pacientes que precisam desse serviço”, disse.

A coordenadora de regulação do município, Flávia Simone disse que mais uma vez Caeté sai na frente e é pioneira, servindo de exemplo para os demais municípios do país.
É importante ressaltar que o agendamento para os exames é feito semanalmente, permitindo um fluxo rápido para todos os pacientes que são atendidos na Policlínica, não sendo mais necessário que nenhum o deslocamento até Belo Horizonte.

O Fisioterapeuta Breno Figueiredo, responsável por realizar a Espirometria ressalta a extrema importância e relevância do exame para o município, uma vez que poucos ofertam este serviço pelo SUS.

A espirometria é importante para o diagnóstico de doenças respiratórias, podendo estas serem restritas ou obstrutivas. Uma vez diagnosticada corretamente, direciona qual tratamento mais eficaz e melhor para aquele tipo de doença. Os pacientes que dependem do uso de broncodilatadores contínuos, após realizarem o exame de espirometria e comprovando a disfunção respiratória, podem receber esses medicamentos gratuitamente pela farmácia do SUS.

Fonte e fotos: Prefeitura de Caeté